27 jan, 2013
Chuva volta a alguns estados do Nordeste e renova esperança

Chuva volta a alguns estados do Nordeste e renova esperança

Paisagem mudou em dois estados: Ceará e Alagoas.
Água já é suficiente para o consumo das casas e dos animais.

 Do Globo Rural
 
 
 
 
Comente agora
 

O volume de chuva foi suficiente para fazer rebrotar o verde que andava sumido da paisagem. Os barreiros e os açudes já não estão mais secos, o gado agora tem água por perto.

De repente, o tempo mudou como há muito não se via no sertão de Alagoas. As nuvens trouxeram a chuva e o alívio que o sertanejo tanto esperava.

Na zona rural do município de Pão de Açúcar, a água da chuva quase atingiu o topo do pluviômetro.

Na Chapada do Araripe, município de Jardim, extremo sul do Ceará, o plantio de feijão semeado há poucos dias, já se desenvolve bem.

O governo do estado ainda não liberou as sementes do programa Hora de Plantar e quem não plantou as sementes ainda, faz agora o preparo do solo. Até agora já choveu 300 milímetros, 100 milímetros a mais que durante todo o ano passado.

No sertão do cariri, João da Silva conta que a volta da chuva está renovando a esperança no campo.

O má notícia é que essa situação de chuva que animou os agricultores do Ceará e de Alagoas não é geral no Nordeste. Muitos estados ainda sofrem com a seca, caso de Pernambuco e da Paraíba.

Os meteorologistas divulgaram uma previsão de chuva para o próximo trimestre na região Nordeste e as notícias não são boas porque as chuvas devem ficar abaixo da média para o período em toda a região.

 Para ler mais notícias do Globo Rural, clique em g1.globo.com/globorural. Siga também o Globo Rural no Facebook e por RSS.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>