27 dez, 2017
Trump fracassará contra Irã como o “mais esperto” Reagan, diz aiatolá Khamenei

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fracassará após ter endurecido contra o seu país, dizendo que este está mais forte do que durante a época de Ronald Reagan, que era “mais poderoso e mais esperto”.

Líder supremo do Irã Khamenei durante cerimônia em Teerã 4/6/2017 TIMA via REUTERSFoto: Reuters

Líder supremo do Irã Khamenei durante cerimônia em Teerã
TNM/TIMA via REUTERS

“Reagan era mais poderoso e mais esperto do que Trump, e era um ator melhor para fazer ameaças, e ele também se mobilizou contra nós e eles derrubaram nosso avião”, disse Khamenei em um discurso transmitido pela televisão estatal.

Em 1988, um navio de guerra dos EUA abateu um avião de passageiros iraniano que voava sobre o Golfo Pérsico, matando todas as 209 pessoas a bordo, um incidente que Washington disse ter sido um engano.

Teerã disse ter sido um ataque deliberado ao Irã, então em guerra contra o vizinho Iraque.    “Mas Reagan já se foi e, de acordo com nossas crenças, agora ele enfrenta a retribuição de Deus… enquanto o Irã fez grandes avanços em todas as áreas desde a época de Reagan”, acrescentou o aiatolá.

 

00:0000:0000:00

00:00

“Esta tendência continuará sob o presidente americano atual, e quaisquer esperanças de sua parte de que a República Islâmica recuará ou se enfraquecerá é fútil”.    Em outubro Trump se recusou a confirmar que Teerã está obedecendo o acordo nuclear firmado em 2015 com potências mundiais e alertou que pode encerrar o acordo no futuro.    Ele anunciou a mudança na política norte-americana em um discurso no qual detalhou uma abordagem mais agressiva para o Irã devido a seus programas nuclear e de mísseis balísticos e seu apoio a grupos militantes no Oriente Médio.    Conforme o pacto nuclear, sanções impostas aos iranianos foram suspensas em troca de Teerã conter o desenvolvimento de tecnologias com potencial para a fabricação de bombas atômicas.

Reuters Reuters – Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>