18 jan, 2018
TAC para realização do Jaraguá Folia é firmado junto ao Ministério Público de AL

Evento terá nova rota e, em 2018, sai pela Avenida Cícero Toledo, na praia da Avenida; ambulantes não poderão alugar mesas e cadeiras

TNM/Por Larissa Bastos e Hebert Borges | Gazetaweb.com  
Resultado de imagem para fotos do jaragua foliaFOTO: Prefeitura de Maceió

Jaraguá Folia acontece no dia 2 de fevereiro, a partir das 20h

O Jaraguá Folia vai mesmo mudar de itinerário este ano. A alteração foi confirmada em reunião nesta quinta-feira (18), quando o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE) discutiu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do evento. A rota, agora sai, da Sá e Albuquerque e passa a ser realizada na praia.

No encontro, que contou com a participação de representantes de blocos, escolas de samba e representantes de camarotes, foram debatidas questões pertinentes a horários para início e término das apresentações, fechamento de ruas, limpeza urbana, segurança e fiscalização durante as prévias de Maceió.

Ao contrário do que havia definido a Liga Carnavalesca, representantes de blocos do Jaraguá Folia pediram manutenção do itinerário original, passando por dentro do bairro histórico. Também presente, a Polícia Militar alegou que a realização na Rua Sá e Albuquerque dificulta o policiamento, por ser um trecho muito estreito.

O bloco Filhinhos da Mamãe chegou a pedir que fossem estabelecidas duas rotas, para que os foliões que acompanham a trupe continuassem na antiga. A polícia, porém, disse não ter contingente suficiente para a demanda e lembrou ainda a necessidade de manter as outras atividades da corporação, como o trabalho ostensivo.

Diante das mudanças, o representante do bloco Filhinhos da Mamãe protestou. Segundo ele, a mudança limita o carnaval de rua de Maceió à atuação da Polícia Militar. “Não podemos brincar livremente, não se pode ocupar as ruas da cidade com a alegria do carnaval porque não tem segurança. Agora é a segurança que diz onde pode ou não ter bloco porque eles não tem policiais suficientes para trabalhar”, ponderou. E o representante do bloco emendou: “Nunca vamos fazer um carnaval digno em Maceió”.

Com a definição do desfile na Avenida Cícero Toledo, na praia, ficou estabelecido que a saída acontece às 20h da sexta-feira (2), no Museu do Théo Brandão, com término na Praça 18 do Forte de Copacabana, às 2h. Além da segurança, a nova rota visa atender ainda à questão dos ambulantes, que estão proibidos de alugar mesas e cadeiras.

A reunião foi coordenada pelo promotor Max Martins e contou com a participação ainda de outros órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Civil e o Procon.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>