12 abr, 2018
Renan lembra reajuste para militares nos últimos anos e fala de diálogo aberto

Governador falou sobre mobilização da categoria em Alagoas e disse que aguarda proposta mais ‘afunilada’

TNM/Por Jamylle Bezerra e Warner Oliveira   
FOTO: Márcio Ferreira

Governador de Alagoas fala sobre mobilização dos militares

O governador Renan Filho (MDB) falou, na manhã desta quinta-feira (12), sobre a mobilização dos militares alagoanos, que deflagraram uma Operação Padrão no estado por tempo indeterminado. A categoria cobra uma negociação com o governo para definição de reajuste salarial. Renan Filho destacou o momento de dificuldade vivido por muitos estados, ressaltando que Alagoas tem cumprido o compromisso com os servidores, pagando os salários em dia. Também afirmou que, nos últimos três anos, os militares tiveram um aumento salarial de 35% e que não há necessidade de “radicalismos e nem de extremismos” por parte da categoria.

“Nós temos uma relação muito próxima com a Segurança Pública, que é um dos principais pontos do nosso Governo e hoje dá exemplo para o Brasil em redução da violência. Nos últimos três anos, nós demos 35% de aumento aos militares. Além disso, como contratamos mais policiais e promovemos policiais na maior escala já vista em Alagoas, a folha da PM pulou de R$ 858 mil  para quase R$ 1,3 bilhão por ano. Isso está acontecendo, justamente, em um momento em que muitos estados estão sem pagar salários”, ressaltou Renan Filho.

Ele contou ainda que esteve reunido, nessa quarta-feira (11), com os secretários de Segurança Pública, da Fazenda e do Planejamento para discutir a situação. Como resultado do encontro, o secretário Lima Júnior, da SSP, ficou de solicitar, junto à categoria mobilizada, que seja apresentada uma proposta ao Governo de Alagoas, já que, segundo ele, o que se tem até agora é algo muito amplo.

“Eles apresentaram uma proposta de maneira geral e tivemos algumas discussões. Agora estamos querendo afunilar para ver o que pode ser feito e a partir daí. Vamos buscar soluções, evitando a radicalização e os extremismos, pois isso não leva a nada e ainda tira a credibilidade de instituições sólidas e que têm um papel importante na sociedade”, afirmou o governador, destacando que Alagoas vem dando excelentes exemplos para o Brasil no quesito segurança pública.

Durante a entrevista, concedida durante a abertura do XX Encontro Regional Nordeste/Congemas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Renan Filho citou ainda as melhorias que foram implantadas na área para garantir mais segurança para a população.

“Pagamos gratificação e o adicional da Força Tarefa de Segurança Pública, que aliás, era uma demanda da categoria. Promovemos uma ampla valorização das polícias. Estou aberto totalmente ao diálogo e acho que não precisa de radicalização de nenhum dos lados. Sem dúvida, esse foi o ciclo que teve o maior aumento proporcional em investimento em salário para a PM e o Corpo de Bombeiros”, disse.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>