27 ago, 2018
Monumento que homenageia jangadeiros é inaugurado em Maceió

201808271012_30344f2970Feito com madeira sustentável, jangada fica localizada na orla da Ponta Verde

 Por Jamylle Bezerra e Larissa Bastos   

Prefeito inaugurou monumento em homenagem a jangadeiros

FOTO: Dárcio Monteiro

O prefeito Rui Palmeia (MDB) inaugurou, nesta segunda-feira (27), o monumento Jangada Independência, que fica na Avenida Silvio Viana, na orla da Ponta Verde, em Maceió, e faz uma homenagem aos jangadeiros alagoanos. De acordo com ele, o intuito é resgatar a história de quatro jangadeiros que saíram de Maceió em direção ao Rio de Janeiro em uma jangada num dia 27 de agosto, há 96 anos.

“É uma história muito bonita que estamos resgatando com esse monumento, com essa homenagem no dia em que aquela saga se iniciou, há 96 anos. Daqui a pouco, completamos cem anos dessa verdadeira epopeia e precisávamos resgatar essa história, até porque a grande maioria dos alagoanos não tem conhecimento dela, da existência desses valorosos pescadores alagoanos”, afirma Rui Palmeira.

Jangada feita de madeira sustentável fica na orla da Ponta Verde

FOTO: Dárcio Monteiro

Os jangadeiros eram das cidades de Passo de Camaragibe, Barra de São Miguel e Coruripe e partiram de Maceió numa pequena jangada de madeira. Eles esperavam chegar na capital federal até o dia 7 de setembro, mas demoraram 98 dias, até porque enfrentaram diversas tempestades.

“Foram quase cem dias de navegação, mas eles chegaram e foram recebidos pelo presidente da República à época. Esse monumento é para realmente resgatar essa história, além de ser mais um atrativo turístico”, pontuou o prefeito.

Ele lembrou ainda que o nome jangadeiros alagoanos é familiar para a população por causa da rua na Pajuçara, mas que a maioria não tem conhecimento desse feito dos conterrâneos. “É muito importante divulgar nosso legado e a bravura desses quatro alagoanos que há quase cem anos chegaram na então capital federal de jangada”.

Inauguração do monumento aconteceu nesta segunda, na orla de Maceió

FOTO: Dárcio Monteiro

O monumento é feito com madeira sustentável e foi construído por meio de parcerias com a iniciativa privada e a manutenção será feita pela prefeitura. “Usamos um material com uma durabilidade grande, o eucalipto tratado, e vamos precisar fazer de vez em quando uma pintura de verniz. Certamente, faremos isso com frequência, até porque queremos conservar por muito tempo essa belíssima homenagem aos jangadeiros e a todos os pescadores de Alagoas”.

A área pública onde fica o monumento foi adotada pelos restaurantes Bodega do Sertão, Divina Gula, Imperador dos Camarões e a Serraria Falcão.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>