12 jan, 2019
Influência das Redes Sociais é tema de mesa redonda na Rádio Gazeta AM

Geral 201901111949_e183caab82

Debate contou com diversas participações, entre elas, de jornalista youtuber, especialista em marketing digital, e psicóloga

TNM/Por Wanessa Oliveira | Portal Gazetaweb.com   
FOTO: Cortesia à Gazetaweb

Tema controverso foi colocado na roda a partir de vários aspectos

Grandes vilãs da modernidade ou instrumentos de acesso democrático à informação? O lugar das redes sociais no ‘mundo real’ – ou o lugar do ‘mundo real’ nas redes socais – foi tema de intenso debate, nesta sexta-feira (11), promovido pelo Programa Gazeta Comunidade, da Rádio Gazeta AM.

Sem cair em polarizações, a conversa mediada pelo comunicador Fernando Palmeira contou com uma série de participações, e das mais diversas. Discutiram sobre o tema: o youtuber e criador de uma escola de youtubers em Alagoas, Fábio Atual; o especialista em Marketing Digital, Raphael Falcão; a psicóloga Mariana Gaia; o jornalista e diretor de Convergência de Mídias da  Organização Arnon de Mello (OAM) Arnaldo Ferreira; e a jornalista e coordenadora do Núcleo de Redes Sociais da OAM, Wanessa Oliveira – esta que, por acaso, aqui vos escreve.

O tema controverso foi colocado na roda a partir de vários aspectos, como as oportunidades de mercado e trabalho nas redes sociais; a polarização – ou não – da produção de informação entre as redes e a imprensa tradicional; a proliferação das fake news nos grandes acontecimentos políticos, a influência das novas tecnologias na organização do cotidiano das pessoas, o condicionamento das crianças no mundo digital, o consumo; e os processos de produção de notícias, de informação -e  de verdades – nos mais diversos meios.

Através de uma sonora do delegado Thiago Prado, foi possível debater também sobre os chamados crimes cibernéticos. O delegado atentou para as várias modalidades de golpes promovidos na internet, e como prevenir esses tipos de situações.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>