7 mai, 2019
Pinheiro passa a ser o bairro mais monitorado do Brasil sobre águas subterrâneas

201901211031_e1a3520339Maceió

Seis poços vão integrar rede nacional para acompanhar aquíferos naquela região

TNM/Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com   

Pinheiro passa a ser o bairro mais monitorado do Brasil sobre águas subterrâneas

FOTO: Larissa Bastos

Do ponto de vista de águas subterrâneas, o Pinheiro passou a ser o bairro mais monitorado do País. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geológico do Brasil) contratou uma empresa específica para perfurar seis poços, não profundos, somente para acompanhar em tempo real os aquíferos na localidade.

Estes poços, segundo o coordenador do Serviço Geológico, Thalles Sampaio, vão ser interligados à rede nacional de monitoramento de aquíferos, que o órgão mantém no Brasil inteiro. Ele revela que as perfurações feitas pela empresa terão 100 metros de profundidade, em média, suficientes para este tipo de análise.

“Como a situação do Pinheiro é delicada e específica, de agora em diante o bairro será o mais monitorado do País, do ponto de vista de águas subterrâneas”, reforça o coordenador, durante entrevista à TV Gazeta.

Ele garante que, independentemente dos resultados obtidos pelo estudo que foi feito pelos técnicos do órgão nacional no solo do Pinheiro, este monitoramento está garantido pela rede nacional. “A empresa vai continuar em Maceió com este trabalho, sob a supervisão de um hidrogeólogo”, confirma.

A CPRM confirmou para esta quarta-feira (8), a partir das 9h, a divulgação do laudo contendo as análises feitas no bairro, durante uma audiência pública, marcada para a Justiça Federal.

Nessa segunda foi comunicado que uma estação meteorológica de última geração foi instalada dentro do Quartel do Exército, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. Com a chegada do equipamento, o objetivo é tornar as previsões de tempo mais precisas no bairro do Pinheiro, calculando com maior antecedência a quantidade de chuva prevista para a região.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>