9 jun, 2019
As 20 Pontes Mais Perigosas Do Mundo

51038935fr_con023546003-21194-12741Elas são exemplos da mais vibrante arquitetura combinadas com engenharia extrema.

As pontes que são vistas ao redor do planeta sempre nos encantam e impressionam. Feitas de materiais diversos como madeira, ferro ou concreto, advindas de ideias megalíticas ou mesmo simples passagens entre dois pontos, em art decô ou mesmo ultra modernas e futurísticas estas pontes que apresentaremos a seguir deixarão você literalmente de boca aberta!

Nos próximos slides apresentaremos as mais espetaculares pontes através do mundo, obras belíssimas capazes de nos encantar e impressionar. Nem todas são gigantescas, mas todas são obras especiais que trazem consigo um sentimento único! Confira!

Ponte Suspensa Pulau Langkawi, Malásia

Pulau Langkawi, é a maior ilha do arquipélago de Langkawi, na Malásia. Essa ponte é suspensa a 687 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas magníficas sobre o Mar de Andamão e a ilha Tarutao da Tailândia. A vista da ponte é de tirar o fôlego – suas curvas oferecem diferentes perspectivas das paisagens. Ela é uma das pontes mais espetaculares do mundo. Tem um único cabo suspenso por apenas uma coluna de apoio. Esta coluna de 95 metros é mantida por 8 cabos de balanceamento de carga. A ponte tem 125 metros de comprimento e 1,83 metros de largura. Vamos fazer uma parada para as fotos?

Foto: Peter Bischoff/Getty Images

Ponte Seven, EUA

A Seven Mile Bridge, é uma das mais icônicas pontes do mundo e se encontra nos Estados Unidos da América, no estado da Flórida. A impressionante ponte, se alonga por cerca de 30 quilômetros e liga Knight’s Key até Little Duck Key no extremo sul da Flórida. Por ocasião de seu término, ela era a mais longa ponte já construída. Ela consiste atualmente de 2 pontes que se situam na mesma localização, como se pode ver na foto acima.

A ponte mais velha, era chamada de Knights Key-Pigeon Key Bridge. O nome remete ao trajeto que ela cobria. Foi construída no período de 1909 a 1912, como parte da chamada Overseas Railroad. Com o poderoso furacão de 1935 e com o Furacão Donna de 1960, os danos foram irreparáveis e a decisão de se construir uma nova ponte foi aceita.

Braunger/ullstein bild via Getty Images
PROPAGANDA

Ponte Verrazano, EUA

A Ponte Verrazano-Narrows é uma ponte suspensa sobre o estreito denominado The Narrows e que liga Staten Island ao popular bairro do Brooklyn na península de Long Island em Nova Iorque.

A ponte foi nomeada em homenagem ao explorador italiano Giovanni da Verrazano, o primeiro europeu a navegar na região. Foi considerada a ponte suspensa mais extensa do mundo em 1964 até que a Ponte Humber foi construída em 1981 no Reino Unido.

Atualmente é a 8ª maior ponte suspensa do mundo. A ponte representa a entrada do Porto de Nova Iorque, já que todos os navios que adentram na cidade têm de passar por baixo dela.

Foto: Patrick Cashin/Metropolitan Transportation Authority
PROPAGANDA

Viaduto de Millau, França

O Viaduto de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.

Frank Renout/The Christian Science Monitor via Getty Images

Ponte Royal Gorge, EUA

A ponte de Royal Gorge é uma atração turística fantástica, perto de Canon City, Colorado, dentro de um parque temático de 360 hectares. O tabuleiro da ponte está a 291 metros acima do rio Arkansas. É uma ponte suspensa, com um vão principal de 286 m de comprimento, total de 384 m e largura de 5,5 m. A ponte é suspensa a partir de torres de 46 m de altura. A ponte foi construída em seis meses, em 1929, como uma atração turística, e continuou a ser uma das atrações turísticas mais visitadas no Colorado desde a sua construção.

Carol M. Highsmith/Buyenlarge/Getty Images

Ponte Carrick-a-Rede, Irlanda

Carrick-a-Rede é uma ponte de corda suspensa perto de Ballintoy, Irlanda do Norte. A ponte liga o continente à ilha minúscula Carrick. Ela tem um alcance de 20 metros e fica 30 metros acima das rochas abaixo. Hoje, a ponte é principalmente uma atração turística, recebendo 247.000 visitantes em 2009. Quando está ventando, atravessá-la é uma experiência (terrível se você tiver medo de altura) emocionante.

DeAgostini/Getty Images
PROPAGANDA

Ponte suspensa de Capilano, Canadá

Em 1888, o engenheiro escocês George Grant Mackay comprou 6 mil acres de terra de cada lado do Rio Capilano. Para ligar os dois lados, ele construiu uma ponte suspensa com cordas de cânhamo e tábuas de madeira. Os materiais foram transportados para o outro lado por cavalos que cruzaram o rio a nado.

Depois de sua morte, em 1903, as cordas foram substituídas por cabos de aço. Em 1956, a ponte foi completamente refeita em 5 dias por Rae Mitchell, que era então o proprietário das terras. Com sua promoção entusiasmada da reforma da ponte, ela logo se transformou em atração turística.

Ted Streshinsky/CORBIS/Corbis via Getty Images

Ponte Pontchartrain Causeway, EUA

É uma ponte de quatro pistas, 38,5 quilômetros de extensão e apenas 5 metros acima da água. Policiais americanos relataram muitos casos de resgate de motoristas ansiosos, que ficaram extremamente assustados ao atravessar a ponte e simplesmente pararam seus carros no meio da estrada. Na verdade, a terra nem pode ser vista pelos motoristas que estão nos 12 quilômetros do meio da ponte, tornando-se ainda mais assustador. Imagine se um indivíduo tem as duas fobias: de pontes e de água!

Jeffrey Greenberg/UIG via Getty Images

Ponte sobre o rio Sidu, China

Considerada a mais alta do mundo entre 2009 e 2016, é agora a segunda do mundo. Esta ponte tem 496 metros de altura e 1222 metros de comprimentos. Foi inaugurada a 15 de Novembro de 2009 e teve um custo de aproximadamente 85 milhões de euros. Tal como o nome indica, esta ponte atravessa o rio Sidu. Não olhe para baixo!!!

VCG/VCG via Getty Images

Viaduto Landwasser, Suíça

Construído entre 1901 e 1902, tem 130 m de comprimento e 64 de altura, e faz uma curva de 100 m de raio depois de sair de um túnel de 219 m. A construção da linha de Albula começou em 1898, e exigiu importantes trabalhos de arquitetônicos pois é formada por 55 pontes e 39 túneis.

De notar as dificuldades inerentes a esta construção porque o material tinha que ser transportado até um local sem acesso e a altura dos arcos exigiu um método de construção próprio e original.

Foto: David Gubler/Kabelleger

Ponte Gateshead Millenium, Inglaterra

Essa ponte feita de um par de arcos de aço é uma das grandes obras de engenharia do mundo. Localizada em Newcastle, Inglaterra ela é mais que uma ligação entre as margens do Rio Tyne, ela permite a travessia de pedestres e ciclistas sem impedir o tráfego fluvial.

Em sua posição baixa, um arco de 126m de extensão forma caminho dos pedestres e das bicicletas, o outro arco fica a um ângulo de 90 graus do primeiro, com cabos amarrados entre os dois para fornecer suporte para o estrado.

Quando a ponte precisar ser movida para cima, oito motores elétricos inclinam os dois arcos como uma única estrutura rígida. Enquanto um arco desce, o outro sobe para atuar como um contrapeso.

SCOTT HEPPELL/AFP/Getty Images

Ponte do Infinito, Inglaterra

A Infinity Bridge recebe este nome porque o desenho formado pelo arco da ponte junto com o seu reflexo na água lembra o símbolo do infinito.

Esta é uma ponte de arquitetura bem moderna. Ela tem 240 metros de comprimento e 40 metros de altura. Durante a noite uma série de luzes azuis iluminam as laterais da passarela e essa iluminação muda de cor quando alguém se aproxima.

Teve o final da sua construção em Dezembro de 2008 e foi inaugurada em 14 de Maio de 2009. Encontra-se no Nordeste da Inglaterra.

View Pictures/UIG via Getty Images

Ponte suspensa de Hussaini, Paquistão

Conhecida como a ponte mais perigosa do mundo, a Ponte Suspensa de Hussaini é apenas uma das muitas pontes de corda precárias do norte do Paquistão.

A viagem naquela região é muito difícil, e inclui pontes frágeis que atravessam montanhas, córregos e rios. Entre elas está a Hussaini, cruzando o lago Borit. Esta ponte de corda é longa e malconservada.

Muitas tábuas estão faltando, e os ventos fortes a abalam. Apesar de seu aspecto perigoso, a Hussaini é uma ponte relativamente segura e tem se tornado uma atração turística, com curiosos testando seus nervos enquanto tentam atravessá-la.

Foto: Behindtheeye

Ponte sobre o rio Vitim, Rússia

A ponte é feita de madeira e não está em boa condição. É larga o suficiente apenas para um carro, mas tem 570 metros, por isso são precisos bons 3 minutos para atravessá-la – se você for um piloto qualificado. Se você não é tão hábil, pode encarar uma queda de 15 metros no rio Vitim, que não é nada divertida: como a ponte está na Sibéria russa, a região torna-se brutalmente fria a maior parte do ano, com temperaturas muito abaixo de zero e coberta de neve e gelo. A ponte se transforma em um pingente, sem nenhuma tração, ainda assim os locais a usam, por ser a única forma de cruzar o rio.

Foto: Wikimapia.org

Canopy Walk, Gana

Esta ponte, que é peculiar e unicamente suspensa a 40 metros no ar, tem 304 metros de comprimento. A Canopy Walk liga múltiplas copas de árvores e permite aos visitantes a oportunidade de caminhar literalmente pelas árvores e conhecer algumas espécies ameaçadas de extinção, tais como, elefantes selvagens e os macacos Diana. Só é preciso um pouco de coragem, porque a ponte é bem difícil de atravessar.

Foto: Wikipedia

Ponte Storseisundet, Noruega

A Storseisundet é uma ponte única de 8 quilômetros que, em um clima aberto, oferece uma vista deslumbrante ao longo da costa oeste do país escandinavo. Já se estiver um clima fechado, a ponte pode ser testemunho de rajadas de vento poderosas e atingida por ondas fortíssimas que podem jogar carros para fora da pista.

Quem se aproxima da ponte, pode achar que ela acaba dentro do mar, mas é apenas uma ilusão de ótica. Storseisundet também é chamada de “ponte para o nada”.

Foto: Wikipédia

Ponte de U Bein, Mianmar

A ponte de U Bein é conhecida por ser a ponte de madeira mais antiga do mundo. Foi construída em 1850 a partir de material recuperado de um palácio, com pilares fincados diretamente na água.

Esta ponte pode parecer que está no meio da construção, mas é exatamente desse jeito que ela foi projetada. Hoje em dia ainda tem gente que acha bonita e é usada por centenas de habitantes locais diariamente. Não é surpresa que U Bein tenha se tornado uma atração turística bastante popular.

Mohr/ullstein bild via Getty Images

Ponte Eshima Ohashi, Japão

Eshima Ohashi é uma ponte de 44 metros de altura com um inclinação de 6,1%. É a terceira maior do gênero no mundo, e basicamente eleva-se para que os navios possam passar por baixo. Conduzir por esta ponte parece realmente terrível.

Parecee ser exatamente o mesmo que ir a um passeio de montanha-russa em seu próprio carro. Esta estrada assustadora pode dar pesadelos aos motoristas mais confiantes. E você? Passa por alguma ponte no caminho de casa?

Foto: Wikipédia

Ponte dos Mártires, Turquia

A Ponte do Bósforo é uma ponte em Istambul sobre o estreito do Bósforo, ligando os lados europeu e asiático da maior cidade turca. A ponte tem 1 560 metros de comprimento por 39 m de largura.

A distância entre as torres que sustentam o pavimento é de 1 074 m, erguendo-se a uma altura de 105 m. A altura do pavimento em relação ao mar é de 64 m. Uma curiosidade: o primeiro-ministro Binali Yildirim, mudou o nome da Ponte do Bósforo para Ponte dos Mártires de 15 de Julho, em homenagem aos civis foram mortos ao resistir à tentativa de golpe militar no dia 15 de julho deixou cerca de 290 pessoas mortas. Ele foi parado por forças leais ao governo e centenas de civis que tomaram as ruas.

Utku Ucrak/Anadolu Agency/Getty Images

Ponte Chongqing, China

Por essa você não esperava! Uma ponte cheia de construções em cima! É sério isso? É sério, fica na China e tem construções de vários estilos ao longo de seus 400m de extensão, com construções tradicionais da China e de outras culturas. Tem até uma réplica do Cristo de braços abertos. Não deixe de visitar no seu próximo passeio à China. Peraí… com construções em cima? Será que esse troço não cai?

Stringer/Anadolu Agency/Getty Images

Raised Drawbridge, USA

Ué? Chegamos a Juazeiro? Petrolina? Que nada, Essa ponte levadiça fica em Chicago, no estado estadunidense de Illinois, e o perigo agora é outro. Sim, ela levanta para a passagem de embarcações, e se você não respeitar a sinalização, vai cair na água ou bater com a cara no asfalto! É isso aí, ela fica quase na vertical, portanto, nada de correr naqueles carrões V8 que só os americanos sabem fazer e nem pensar em reproduzir a cena de Velozes e Furiosos!

Interim Archives/Getty Images

Ponte sobre o Tâmisa, UK

A cidade de Leigh on Sea, tem sido eleita como um dos melhores lugares da Inglaterra para se viver. Será que essa ponte contribui? Certamente não no inverno, pois fica inteiramente coberta de gelo e neve, fazendo esse agradável passeio se transformar numa aventura de equilíbrio e disposição. Fora o frio de rachar.

Se você gosta de vida boa, mas só com um pouquinho de aventura, porque não arriscar?

Foto: John Keeble/Getty Images

Ponte sobre o canal Saint-Martin, França

Sua história é super interessante já que ele não é um curso de água natural e foi encomendado por Napoleão Bonaparte no início do século XIX para levar água potável para outros lugares da cidade. Também tinha o objetivo de facilitar o tráfego marítimo de Paris, concentrado no rio Sena.

O problema é que vai anoitecendo e ela vai ganhando esse aspecto estranho… Que medo!!! Mas fora isso as margens do canal dão passeios super agradáveis e viraram pontos turísticos.

CHRISTOPHE ARCHAMBAULT/AFP/Getty Images

Ponte Samuel Beckett, Irlanda

É assim mesmo? Não tem pilar? O arquiteto que projetou a ponte foi Santiago Calatrava, um designer de uma série de pontes e edifícios inovadores. O formato do mastro e os seus cabos é dito para evocar a imagem de uma harpa deitado em sua borda. (A harpa é um ícone secular para os Irlandeses.) E se não bastasse ela ainda gira em 90 graus para permitir a passagem de navios!

UIG via Getty Images

Ponte de vidro de Zhangjiajie, China

Sempre que alguém fica com medo de altura, aparece um amigo pra dizer: Não olhe para baixo! E que tal passear pela mais longa ponte do planeta terra com o piso de vidro transparente??? Como não olhar para baixo? Pois a ponte de vidro de Zhangjiajie, situada na cidade de mesmo nome é a ponte de fundo de vidro mais longa e mais alta do mundo, mede 430 metros de comprimento e 6 metros de largura, e é suspensa a cerca de 300 metros acima do solo.

A ponte atravessa o vale cavado entre dois penhascos de montanha e quero ver os corajosos se apresentando!

VCG via Getty Images

Ponte Zhivopisny, Rússia

Teria coragem? O pilar principal é um arco de 105 metros de altura, carregando o peso da plataforma através de 78 cabos.

O comprimento total de sua plataforma em forma de “S” é de 1,5 km, dos quais 420 m são de vão da ponte, 47 metros de largura e 30 metros acima da linha central do rio Moskva. Sob a parte superior do arco, existe uma estrutura de tipo disco que foi construído para abrigar um restaurante.

O projeto do restaurante foi abandonado devido a questões de segurança e falta de investimento. Ufa!

Sergei BobylevTASS via Getty Images

Ponte do Milênio, UK

Uma das pontes mais icônicas de Londres é na verdade uma ponte de uso exclusivo para pedestres.

E isso é ótimo porque a ponte suspensa Millennium Bridge está estrategicamente localizada proporcionando lindas vistas da St. Paul’s Cathedral e do Tate Modern, o famoso museu de arte moderna da cidade. Quem atravessou a ponte logo no início conta que sentia um certo “movimento” quando caminhava por ela! Por esse motivo, ela recebeu o apelido nada carinhoso de “Ponte Trêmula”! Já pensou que medo?

Ela acabou sendo interditada apenas dois dias depois da abertura pelo período de quase dois anos para que modificações fossem feitas para acabar com o “movimento”, reabrindo em 2002.

Andrew Fox/Corbis via Getty Images

Ponte flutuante do parque Zaryadye, Rússia

Acho que os russos se tornaram especialistas em fazer medo nas pessoas. A Ponte Flutuante no Parque Zaryadye, em Moscou é um exemplo.

A ponte foi inaugurada em setembro de 2017 e apresenta um deck de observação em forma de V com um altura máxima de 70 metros, sem um único suporte, possui uma barreira de vidros para proteção dos visitantes.

A ponte tem 244 metros de comprimento, o seu peso é de 3,7 mil toneladas. Vamos ficar bem na pontinha para uma foto?

Sergei BobylevTASS via Getty Images

Ponte Saraceni, Itália

Parece insegura, mas não é preciso ter medo, afinal, essa ponte foi construída lá pelo século 5 Antes de Cristo, e ainda está aí! Ligando Mendolito a Adrano, ela foi feita com pedras, é claro e para nós que às vezes vemos pontes com 50 anos -às vezes menos – quase destruídas pelo tempo, essa aí dá o que pensar, não é mesmo? Pensando bem, já parece bem mais segura aos seus 2500 anos bem vividos do que muitas que passamos todos os dias.

Ponte medieval de Santa Maria da Feira, Portugal

Quem disse que precisamos de ferro, aço, concreto e asfalto ou mesmo madeira para passar de um lado a outro? Veja que legal: Feita apenas com cordas esta singela ponte cumpre seu bem o seu papel ainda que seja uma estrutura temporária para a jornada medieval na aldeia de Santa Maria da Feira em Portugal que já aconteceu por mais de vinte anos? Não precisa ter (tanto) medo, pois uma corda acima leva o cabo de segurança. Vai que…

Horacio Villalobos – Corbis/Corbis via Getty Images

Ponte de vidro de Zhongwei, China

Não satisfeitos com uma ponte de vidro em Zhangjiajie, os turistas agora caminham sobre mais uma ponte de vidro, dessa vez sobre o rio Amarelo em Zhongwei, na Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia.

A ponte, de 210 metros de comprimento, foi modificada de uma antiga ponte suspensa, na qual substituíram o antigo e já desgastado piso de madeira por vidro. Os chineses gostaram mesmo dessa ideia de ponte de vidro. Corajosos eles, não?

Xinhua/Li Ran via Getty Images

A ponte verde, China

Um país como a China é capaz de nos surpreender a cada momento. Um viaduto da estrada do segundo anel viário de Chengdu, de 28 quilômetros de comprimento, construído em 2013, capital da província de Sichuan, está coberto por trepadeiras verdejantes. Elas tomaram conta do viaduto que agora é conhecido como ponte verde. Acabou se tornando um marco verde na selva de concreto, mas será que as plantas abalam a estrutura do gigante???

Photo by VCG

Ponte Dadar, India

Aí você vai na India, passa por Mumbai, entra em Tulsi Pipe e pega essa pontezinha aí… Tem mais buracos que asfalto e tem de tudo: Bicicletas, carros, ônibus, caminhão, moto, pode escolher.

Na foto não aparece, mas vacas também dão suas voltinhas por ali. Essa dá medo ou não? Tulsi Pipe é uma área bem pobre da cidade e, pelo que vemos, parece não receber muita atenção das autoridades.

Sattish Bate/Hindustan Times via Getty Images

Ponte Mohammed VI, Marrocos

E que tal essa ponte na África? Essa é a ponte Mohammed VI, a maior ponte estaiada da África e fica no Marrocos! É o lugar perfeito para gritar aquela frase palíndroma “Socorram-me subi no ônibus em Marrocos!” Brincadeiras à parte, essa ponte tem 950 metros de comprimento e apenas duas torres de 200 metros. Liga as cidades de Rabat e Sale sobre o vale de Bouregreg. É gigantesco e aterrador olhar para baixo.

Foto: Fadel Senna/AFP/Getty Images

Ponte suspensa de Sochi, Rússia

Se vertigem passa longe de você e a adrenalina te atrai mais do que manter seus pés no chão, vá para a Rússia, afinal lá você encontrará a ponte suspensa mais extensa do mundo, com quase um quilômetro, destinada apenas a pedestres. Moderna, a construção demorou em torno de três anos para ser concluída e é reforçada com 740 toneladas de ferro e aço.

Passando por cima do vale de Krasnaya Polyana, em Sochi e suportando o peso de até 30 mil pessoas ao mesmo tempo, a estrutura foi concebida pra suportar terremotos, furacões, chuvas, neve e gelo, em até nove graus na escala Richter.

Caso sua sede por aventura seja ainda maior, é possível praticar bungee jump, em duas alturas diferentes, e tirolesa no local. O salto de 198 metros de altura pode atingir uma velocidade de 31 metros por segundo. Vai arriscar?

Artur LebedevTASS via Getty Images

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>