13 ago, 2019
Faustão é internado e passa por cirurgia cardíaca; quadro sério nem sempre é notado


TNM/Por Ramón Vasconcelos/TV Globo

O apresentador Fausto Silva foi internado na última quarta-feira (7) e submetido a uma cirurgia após um exame de rotina apontar uma obstrução em uma artéria do coração. O apresentador segue no hospital, mas se recupera bem.

Embora possa ser perigoso, o problema costuma ter sintomas discretos ou, muitas vezes, imperceptíveis, o que torna exames de rotina imprescindíveis para evitar complicações.

Faustão tem obstrução arterial

Segundo a assessoria de imprensa da TV Globo, um exame de rotina realizado na quarta-feira (7) detectou uma obstrução de artéria no apresentador, o que fez com que ele fosse internado no mesmo dia e submetido a uma angioplastia, cirurgia que visa desobstruir um vaso sanguíneo.

Apesar do susto, o setor da emissora disse que Faustão passa bem e deve ter alta ainda nesta quinta-feira.

fausto silva faustao 0218 1400x800
Ramón Vasconcelos/TV Globo

Obstrução de artéria

O quadro do apresentador também é chamado de aterosclerose e é caracterizado pelo acúmulo de material gorduroso e/ou enrijecimento em uma das diversas artérias do corpo.

A doença prejudica o fluxo sanguíneo do coração para o resto do corpo, comprometendo a chegada de oxigênio e nutrientes. Se não tratada, pode causar diversos problemas sérios, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Sintomas ocultos

falta de ar dor no peito 0817 1400x800
phugunfire/Shutterstock

Segundo a Mayo Clinic, a obstrução não costuma gerar sintomas até que a artéria fique tão espessa ou entupida que não consiga enviar sangue para outros tecidos.

Quando isso ocorre, há sinais discretos que variam de acordo com a área da artéria afetada:

  • No coração: dor ou pressão no peito;
  • No cérebro: dormência repentina ou fraqueza em braços ou pernas, dificuldade em falar, perda temporária de visão, paralisia dos músculos da face;
  • Nos braços ou pernas: dor e palidez;
  • Rins: hipertensão e/ou insuficiência renal.

Diagnóstico

cirurgia cardiaca cateterismo 0917 1400x800
ShutterOK/Shutterstock

A descoberta da doença ocorre por exames físicos e de imagem, como tomografia, angiotomografia e ultrassom Doppler.

Uma vez que o problema é identificado, é necessário recorrer a uma cirurgia emergencial, como no caso do apresentador.

Chamado de angioplastia, o procedimento consiste na desobstrução das artérias por meio de um cateter, inserido por punção em um vaso da perna ou braço, que é guiado até o coração. A cirurgia é feita com anestesia local e dura aproximadamente 40 minutos.

Saiba Mais

Em 2009, ele havia sido operado pelo médico goiano Áureo Ludovico com o objetivo de reduzir os problemas com diabetes e pressão alta

Médicos do Hospital Albert Einstein (em São Paulo) operaram o apresentador da Globo Faustão Silva, de 67 anos, na quarta-feira. O objetivo da angioplastia é desobstruir uma artéria. Os cirurgiões colocaram dois stens e Faustão passa bem.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, Faustão — dono do maior salário da Globo (que inclui merchandising), cerca de 4 milhões de reais —, esteve no Einstein para um exame de rotina. Mas os exames, como uma cintilografia do miocárdio, revelaram “a obstrução de uma artéria e a necessidade de um cateterismo para investigar vasos sanguíneos e o interior do coração”. A Globo informa que o apresentador deve receber alta na quinta-feira, 8.

O cardiologista Ibraim Masciarelli, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, explicou à “Folha” o procedimento feito em Faustão: “O cateterismo pode ter duas funções: diagnóstico ou tratamento. O primeiro consiste em avançar um cateter por dentro de uma artéria até chegar no coração, e lá injetar contraste. Artérias levam o sangue do coração a algum lugar. Quando a pessoa tem doença coronária, as artérias vão se entupindo e o espaço disponível para a passagem do sangue diminui. Se sobre mais da metade do vaso [livre para passagem do sangue], geralmente o caso recebe tratamento clínico, a pessoa fica em observação. Se o entupimento é maior, você pode avaliar se  caso precisa de revascularização. Pode ser feita por cirurgia ou stent”.

Faustão fez uma cirurgia bariátrica, em 2009, com o médico goiano Áureo Ludovico. Ele reduziu os problemas com diabetes e pressão alta.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>