© Getty Images Antoine Griezmann (centro), durante partida do Barcelona diante do Athletic Bilbao Barcelona visitou o Athletic Bilbao no estádio San Mamés Barria e perdeu por 1 a 0, nesta sexta-feira, pela abertura da competição. Aritz Aduriz, de 38 anos, saiu do banco de reservas e, em menos de um minuto em campo, fez um golaço de voleio para determinar a vitória dos visitantes.

Os catalães até criaram mais lances de perigo do que o adversário e acertaram a trave na etapa inicial em duas oportunidades, mas não foi o suficiente para balançar a rede e ainda sofreriam nos pés do ídolo da torcida do time basco.

Para a partida, o treinador Ernesto Valverde não contou com Lionel Messi, que foi poupado por conta de um problema físico e, assim, ficou de fora de uma estreia do Barça em LaLiga pela primeira vez desde 2009.

Sem ele, o ataque teve ‘apenas’ duas estrelas: Luis Suárez sentiu uma lesão muscular na perna direita e foi substituído ainda na etapa inicial. Antoine Griezmann, por sua vez, teve atuação discreta em sua estreia oficial pelo clube catalão. Outro debutante foi o meio-campista Frenkie de Jong, que também começou a partida entre os titulares.

Arthur e Arturo Vidal foram ausências por opção técnica. Philippe Coutinho, perto de se transferir ao Bayern de Munique, também não esteve nem no banco de reservas.

Cada equipe teve duas boas oportunidades no primeiro tempo. Pelos mandantes, Iñaki Williams obrigou Marc-André ter Stegen a fazer boas defesas. Luis Suárez responderia com um chute na trave após passe errado de Unai López, pouco antes de sair de campo aos 37min por lesão.

O uruguaio foi substituído por Rafinha, que entrou bem no jogo e também acertaria o poste antes do intervalo. No lance, o goleiro Unai Simón ainda tocou na bola, realizando intervenção providencial.

Na etapa final, o jogo teve ainda menos lances de emoção. Os visitantes assustaram com duas conclusões Rafinha e uma de Rakitic perto do alvo, mas foi pouco para tirar o zero do placar.

Os mandantes, no entanto, quando chegaram, foram fatais. Capa levantou da direita, e Aduriz, que tinha acabado de entrar na vaga de Iñaki Williams, completou de primeira para marcar e definir o triunfo.

Pela próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Athletic Bilbao visitará o Getafe no Coliseum Alfonso Pérez, no sábado, às 16h (de Brasília). Um dia depois, o Barcelona receberá o Betis no Camp Nou, às 16h.