Qual o sexo do seu cérebro?

 

Fonte: dejavuus.blogspot.com

 

Essa é uma pergunta um tanto inusitada, não? Pois, é. Mas ela faz parte de uma teoria biológica inglesa que tenta justificar por meio dos fatores genéticos as desigualdades relacionadas ao sexo, tão presentes na sociedade.

Essa teoria aparece sendo explicada no documentário “Why Men Don’t Iron” (Por que os homens não passam a ferro), que foi produzido em 1998 por Jim Meyer para o canal britânico de televisão “Chanel Four”. Ele foi divido em três capítulos, e com a ajuda de especialistas, demonstram como somos condicionados  pelas diferenças biológicas atribuídas ao sexo em que homens e mulheres teriam uma estrutura cerebral diferente, fruto da importância de determinados hormônios e da rede de neurônios que contribuem para construir.

Segundo essa teoria, quando alguém possui um cérebro feminino tenderá a realizar trabalhos desempenhados por mulheres, àqueles ligados à proteção, à multitarefas, e que não propicia tanto risco físico e agressividade. Já quando o cérebro é masculino, a pessoa realizará ocupações tradicionalmente desempenhadas por homens, que tenderia a uma maior competitividade, agressividade e riscos físicos, devido aos níveis de dopamina do cérebro, que estimula e produz motivação, provocando a ação e fazendo com que se corram riscos.

Sendo assim, o cérebro feminino funciona de forma integrada, ou seja, envolve os dois hemisférios. Enquanto o cérebro masculino ativa apenas um dos hemisférios cerebrais, funcionando de forma segmentada. Os hormônios condicionariam o desenvolvimento cerebral, masculinizando-o ou feminilizando-o.

É, agora você ficou curioso (a) para saber qual o sexo do seu cérebro em?

Bem, faça o teste! Pense nas atividades que você desenvolve com mais habilidades.

 

 

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>