11 jan, 2020
Perversão sexual: Professor no DF pede redação sobre sexo oral e anal para crianças de dez e onze anos

Os próprios alunos tiraram fotos do quadro e gravaram áudios de Santana

Professor no DF pede redação sobre sexo oral e anal para crianças de dez e onze anos

TNM/Por Francine Marquez

As próprias crianças gravaram em vídeo e fotografaram a lousa onde Wendel Santana escreveu os temas de suas aulas.

Durante uma aula de português, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) na quadra 104 da Asa Norte, em Brasília, o professor Wendel Santana, 25 anos, propôs aos alunos do 6º ano uma redação improvisada sobre práticas sexuais, “sexo oral e anal”, na última quarta-feira (13). Sobre o caso, a Secretária de Educação informou que ele apenas foi afastado das salas de aula.

Ao sugerir o tema da redação, o docente utilizou termos chulos como “fio terra”, “punheta”, “boquete”, os próprios alunos ao se sentirem incomodados fizeram as imagens do quadro, com os temas da redação. “Brasília, 13 de novembro de 2019. Objetivo: fazer o próprio currículo. Redação improvisada. Escrever sobre polidez e transformações afetivo-sexuais na adolescência (pós-infância). Sexo oral e penetração”.

Os próprios alunos, incomodados, fizeram as imagens das “dicas” do professor para a redação.

Por meio de nota, a Secretaria de educação alegou que Santana é um professor temporário, mas que, em lugar de chamar a polícia, apenas o afastou e o devolveu preventivamente à Coordenação Regional de Plano Piloto e Cruzeiro, “enquanto está investigando a situação no CEF 104 Norte”. Apesar das gravações em áudio e vídeo, a secretaria informou que, “se comprovados os fatos, terá seu contrato cancelado”.

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Procurado pelo Diário do Poder, o Sindicato dos professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) informou que a diretoria vai se reunir hoje para tratar do tema “Ainda não existe uma posição sobre o assunto.

Ela também vai aguardar primeiro a apuração dos fatos, para saber o que aconteceu. Acha o assunto grave, mas ainda precisa ver o resultado da apuração”.

Em sua defesa, Santana afirma que “não recebeu treinamento adequado”. E alegou que objetivo do exercício era ensinar as crianças as diversas formas de linguagem. “”A linguagem que eles trazem pra mim é uma linguagem totalmente informal. Foi isso que eu vi.

O exercício que eu propus foi trazer essa informação de linguagem informal e adaptá-la para uma linguagem formal, que é a linguagem da educação de fato”.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) vai pedir abertura de uma investigação sobre a postura de Santana em sala de aula com alunos de 10 e 11 anos.

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