Decreto de emergência para conter o coronavírus em Alagoas é prorrogado por oito dias

O novo decreto traz novidades. Indústrias foram liberadas para funcionar e restaurantes e lanchonetes foram autorizados a funcionar no modelo "Pegue e Leve".


Medida passa a valer na segunda-feira. Modalidade “Pegue e Leve” foi autorizada para restaurantes e lanchonetes.

TNM/Por Roberta Batista, G1 AL

Governador de Alagoas, Renan Filho, prorroga decreto de emergência para conter o coronavírus — Foto: Márcio Ferreira/ Arquivo Pessoal

O Governo de Alagoas prorrogou, neste domingo (29), o decreto de emergência para conter o avanço do novo coronavírus no estado. O novo decreto, publicado em um suplemento do Diário Oficial do Estado, suspende o funcionamento de shoppings, bares, academias e outros estabelecimentos por um prazo de oito dias a partir da 0h de segunda-feira (30).

O novo decreto traz novidades. Indústrias foram liberadas para funcionar e restaurantes e lanchonetes foram autorizados a funcionar no modelo “Pegue e Leve”.
O decreto não cita as escolas públicas, mas no sábado (28), o governador disse que está mantida a suspensão das aulas nas escolas da rede pública estadual, determinada no decreto anterior, até 7 de abril.

Renan Filho também disse no sábado que vai contratar 500 profissionais de saúde para atuar nas unidades destinadas ao atendimento de casos de casos da Covid-19 no estado.

‘Pegue e leve’ em restaurantes e lanchonetes

O novo decreto traz uma novidade para restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares. Esse tipo de estabelecimento pode funcionar por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”. No primeiro decreto, os clientes não podiam ir aos estabelecimentos para comprar alimentos e bebidas. O governador atendeu à demanda do setor e autorizou que o cliente vá ao estabelecimento para comprar, mas leve o produto para consumir em casa.

Liberação para todo tipo de indústria

O primeiro decreto especificava os tipos de indústria que podiam funcionar. No novo, todas as indústrias foram autorizadas a funcionar.

O que pode e o que não pode funcionar

Fechados por 8 dias

bares, restaurantes e lanchonetes (poderão funcionar apenas por meio de serviço de entrega e na modalidade “Pegue e Pague”),
estabelecimentos de comércio que prestem serviço com a presença de clientes
templos, igrejas e demais instituições religiosas,
museus, cinemas, eventos culturais, feiras, exposições e outros equipamentos culturais
academias, centros de treinamento,
shoppings, galerias e demais estabelecimentos,
barracas de praia na orla, rios, piscinas, clubes e receptivos e outros locais com aglomeração

Podem funcionar

indústrias.
supermercados, farmácias e locais que prestam serviços de saúde
órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação,
estabelecimentos odontológicos, hospitalares, laboratório de análises, clínicas de fisioterapia, psicológicas e de reabilitação,
distribuidoras de energia e serviços de telecomunicações,
postos de combustíveis,
funerárias,
agências bancárias,
casas lotéricas,
padarias,
clínicas veterinárias,
lojas de produtos para animais,
lavanderias,
oficinas mecânicas.

Contratação de profissionais da saúde

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, disse que, na segunda (30), vai ser feito o chamamento público para contratação de 500 profissionais da área da saúde que vão integrar a força tarefa que atuará nas unidades destinadas a atender os casos de coronavírus em Alagoas, como o Hospital da Mulher (HM).
“Iremos contratar muitos profissionais como médicos, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros.

No site da Saúde, vai sair o chamamento com um prazo curto de 48 horas para que as pessoas encaminhem os currículos, através de e-mail, para que façamos uma rápida seleção e contratemos pessoas capazes de ajudar alagoanos e alagoanas que precisem de tratamento nesse período tão difícil”, explicou Ayres.

Distanciamento social

Em uma live no sábado, Renan Filho voltou a defender o isolamento social para conter a Covid-19, achatando a curva de contágio e evitando o colapso do sistema hospitalar.

De acordo com o governador, as medidas de distanciamento social são fundamentais para que o Estado conclua o processo de remodelagem da rede de saúde que está sendo preparada.
A meta é disponibilizar, até 30 de abril, cerca de 500 leitos para tratar a Covid-19 em Alagoas, tanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) como de retaguarda para tratar os casos clínicos.

A previsão é que os primeiros 105 leitos de UTI fiquem prontos na segunda.
CORONAVÍRUS

 

Veja também: