Trens e VLTs deixam de passar pelo Mutange, em Maceió, a partir do dia 1º de abril

Os documentos também recomendam a suspensão da operação da linha férrea no mesmo trecho.

Linha férrea no bairro do Mutange, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Linha férrea no bairro do Mutange, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Medida vai ser adotada por recomendação da Prefeitura de Maceió e da Defesa Civil, devido à instabilidade no solo daquela região. Trânsito de veículos também será proibido.

TNM/Por G1 AL

Os trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) vão deixar de passar pelo Mutange, em Maceió, a partir do dia 1º de abril. Isso porque o trecho do bairro por onde passa a linha férrea vai ser interditado por causa da instabilidade no solo. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (27) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Além da suspensão da linha férrea no bairro, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido) determinou a interdição do trecho da Avenida Major de Cícero de Góes Monteiro que vai da Praça Lucena Maranhão até a Rua Gruta Padre Cícero Romão Batista. A medida é por tempo indeterminado.

A CBTU esclarece que as viagens até Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, não serão suspensas. Porém, ainda não está definido será feita a baldeação de passageiros entre a Estação Bom Parto e a Estação Bebedouro, para garantir a continuidade da viagem.
“Informamos que a CBTU está buscando junto à Empresa Braskem e a SMTT medidas mitigadoras para complementar a viagem dos nossos usuários com a integração trem/ônibus/trem sem nenhum custo extra para os usuários”, diz trecho do comunicado da CBTU.

O comunicado cita a petroquímica Braskem porque a atividade de extração de sal-gema, feita pela empresa, é apontada como a causa do fenômeno, que provocou rachaduras em ruas e imóveis de Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Pinheiro.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o tráfego de veículos na região já vai ser proibido a partir do dia 28 de março.
“A Prefeitura segue recomendação da CPRM e da Defesa Civil para salvaguardar vidas, já que até o momento não foram instalados os equipamentos capazes de fornecer informações precisas para emissões de alerta.

A SMTT, junto com os demais órgãos municipais, está viabilizando as rotas alternativas de trânsito e encaminhamos a recomendação para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para que adote as medidas necessárias também. Sabemos dos transtornos que a medida trará para a cidade, mas precisamos trabalhar com a prevenção para não colocar a população em risco”, disse Rui Palmeira.

A medida é provisória até que sejam instalados instrumentos que auxiliem no monitoramento da instabilidade do solo, como uma rede sismográfica de alta resolução, que permita processamento e alertas automáticas. Acompanhamentos técnicos apontaram avanço nas rachaduras.

Os documentos também recomendam a suspensão da operação da linha férrea no mesmo trecho.

O monitoramento da área afetada pela instabilidade de solo nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, é realizado por profissionais do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), junto com o Serviço Geológico do Brasil.

Além de compartilhamento de dados, as instituições se reúnem periodicamente para discutir a problemática e adotar as medidas necessárias na área de subsidência.

RACHADURAS NO PINHEIRO, BEBEDOURO, MUTANGE E BOM PARTO

O surgimento das primeiras rachaduras
Tremor de terra de magnitude 2,5 na Escala Richter
O que se sabe sobre as rachaduras
Governo Federal libera verba para ajuda humanitária a moradores do Pinheiro
Rotas de fuga e pontos de encontro em caso de tragédia
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Maceió
Rachaduras se espalham em imóveis do Mutange e de Bebedouro, em Maceió

CPRM confirma que extração de sal-gema feita pela Braskem provocou rachaduras
Após relatório da CPRM, Braskem decide paralisar atividades em Alagoas

 

FOTOS: Veja em imagens a situação no bairro do Pinheiro
Novo mapa de risco recomenda retirada de famílias de parte do Pinheiro e Mutange, em Maceió
Presidente do TJ-AL determina bloqueio de R$ 3,6 bilhões da Braskem
Braskem dá início a programa de indenizações para áreas de risco dos bairros afetados por rachaduras

Avenida do Mutange, em Maceió, é interditada neste sábado por tempo indeterminado
Bloqueio impede passagem de veículos e muda trajeto de ônibus urbanos. Medida foi tomada por causa da instabilidade no solo.

TNM/Por G1 AL

Principal via do Mutange é interditada por tempo indeterminado a partir de sábado

Começa neste sábado (28) a interdição da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, em Maceió. A medida foi adotada por tempo indeterminado, por causa da instabilidade no solo da região provocada pela extração de sal-gema.

Com o bloqueio, fica impedida a passagem de veículos e, consequentemente, dos ônibus urbanos, que terão novo trajeto a partir deste fim de semana (veja os detalhes ao final do texto).

Os trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) também não poderão mais passar pelo bairro, mas isso somente a partir do dia 1º de abril.
A medida é provisória, recomendada pela Defesa Civil de Maceió e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), até que sejam instalados instrumentos que auxiliem no monitoramento da instabilidade do solo, como uma rede sismográfica de alta resolução, que permita processamento e alertas automáticos, devido aos avanços nas rachaduras.

Por isso, a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) autorizou o tráfego nos trechos Cepa e Portugal Ramalho.

Os bloqueios são da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, no acesso à Ladeira do Calmon, até a Rua General Hermes, na altura do Ginásio Tenente Madalena, no bairro do Bom Parto.
Os condutores que vierem do bairro da Santa Amélia e chegarem à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, em frente à Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, deverão obrigatoriamente virar à esquerda e acessar a Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon).

A partir deste ponto, os motoristas deverão seguir pela Rua José da Silveira Camerino (antiga Belo Horizonte) e seguir até a Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Quem quiser seguir em direção ao Bom Parto, os condutores poderão seguir pela Rua José da Silveira Camerino e virar à direita na Rua Ricardo de César Melo, virar à esquerda na Rua Coronel Lima Rocha, à direita novamente na Rua Manoel Menezes, à direita na Avenida Doutor Muniz Falcão, à esquerda na Rua Jerusalém, à esquerda na Rua Arnon de Melo, à direita na Travessa Senador Arnon de Melo, na via aberta no trecho Hospital Portugal Ramalho, à direita na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), à esquerda na Rua Antenor Gomes de Oliveira e virar à direita na Ladeira Lopes Trovão para ir em direção ao Bom Parto.

Para os motoristas que seguem a partir do Bom Parto pela Rua General Hermes, é preciso fazer um desvio à direita em frente ao Ginásio Tenente Madalena. A partir deste trecho, os motoristas deverão seguir pela Ladeira Lopes Trovão, virar à esquerda na Rua Professor Virgínio de Campos, depois à esquerda novamente na Rua Clementino do Monte, em seguida à direita no trecho Cepa, por onde deverá seguir até encontrar a Rua Miguel Palmeira.

Da Rua Miguel Palmeira, o condutor deverá virar à esquerda e acessar a Rua Manoel Menezes e dobrar à direita na Rua Coronel Lima Rocha. De lá, deve seguir pela Rua Ricardo César Melo, até encontrar a Rua Professor José da Silva Camerino.

Logo após, o condutor poderá virar à esquerda na Rua Professor José da Silveira Camerino e seguir até a Rua Doutor Passos de Miranda, para então poder voltar à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro e seguir em direção ao bairro da Santa Amélia; ou caso prefira poderá virar à direita na Rua Professor José da Silveira Camerino para acessar a Avenida Fernandes Lima e seguir até o seu destino final.

Trajeto dos ônibus é alterado

Por causa das mudanças no Mutange, o trajeto dos ônibus que passam pelo local também sofreu alterações. Veja abaixo os detalhes para cada linha que atende a região:
LINHA 055 – CHÃ NOVA/ CENTRO (via Bebedouro)

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha de ônibus acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), de onde seguirá pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Avenida Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros e Rua Augusta.
VOLTA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, seguindo com o seu itinerário normal até destino final.

LINHA 059 – RIO NOVO/ CENTRO (via Bebedouro)

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha de ônibus acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), de onde seguirá pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Avenida Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros e Rua Augusta.
VOLTA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, seguindo com o seu itinerário normal até destino final.

LINHA 060 – CHÃ DA JAQUEIRA/ CENTRO

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha de ônibus acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), de onde seguirá pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Avenida Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros e Rua Augusta.
VOLTA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, seguindo com o seu itinerário normal até destino final.

LINHA 064 – ROSANE COLLOR/CENTRO (via Bebedouro)

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha de ônibus acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), de onde seguirá pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Avenida Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros e Rua Augusta.
VOLTA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, seguindo com o seu itinerário normal até destino final.

LINHA 102 – JOÃO SAMPAIO/ TRAPICHE

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha de ônibus acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), de onde seguirá pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Avenida Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros e Rua Augusta.
VOLTA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, seguindo com o seu itinerário normal até destino final.

LINHA 108 – CLIMA BOM/ TRAPICHE (via Colina)

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha de ônibus acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), de onde seguirá pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Avenida Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros e Rua Augusta.
VOLTA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, seguindo com o seu itinerário normal até destino final.

LINHA 711 – Ufal/ Ponta Verde

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), passando pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Terminal Rodoviário de Maceió, seguindo com o seu percurso usual.
VOLTA: itinerário normal, passando pelo Terminal Rodoviário de Maceió, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dr. Albino Magalhães, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, de onde seguirá com o seu itinerário normal.

LINHA 715 – Rio Novo/ Ponta Verde

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), passando pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Terminal Rodoviário de Maceió, seguindo com o seu percurso usual.
VOLTA: itinerário normal, passando pelo Terminal Rodoviário de Maceió, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dr. Albino Magalhães, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, de onde seguirá com o seu itinerário normal.

LINHA 715 – Rosane Collor/ Ponta Verde

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), passando pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Terminal Rodoviário de Maceió, seguindo com o seu percurso usual.
VOLTA: itinerário normal, passando pelo Terminal Rodoviário de Maceió, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dr. Albino Magalhães, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, de onde seguirá com o seu itinerário normal.

LINHA 798 – Fernão Velho/ Ponta Verde (CORUJÃO)

IDA: itinerário normal até a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro. A partir deste trecho, esta linha acessará a Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), passando pela Rua Professor José da Silveira Camerino, passando pela Avenida Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Terminal Rodoviário de Maceió, seguindo com o seu percurso usual.
VOLTA: itinerário normal, passando pelo Terminal Rodoviário de Maceió, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dr. Albino Magalhães, Avenida Fernandes Lima, Rua João Correia de Araújo, Rua Major Vicente Sabino, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, Rua Luiz Rizzo, Rua Professor José da Silveira Camerino, Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, de onde seguirá com o seu itinerário normal.

LINHA 201 – CIRCULAR 1

IDA: Rua Augusta, Rua do Sol, Rua José Bonifácio, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dom Vital, Avenida Fernandes Lima, Rua Artur Vital da Silva, Rua Rita de Cássia, Rua Dr. Abelardo Pontes Lima, Avenida Fernandes Lima, Rua Arsênio Fontes, Rua Professor da Silveira Camerino, Terminal Sanatório, Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro (retorno), Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Professor José da Silveira Camerino e Avenida Fernandes Lima.
VOLTA: Não haverá alteração no percurso de volta.

LINHA 202 – CIRCULAR 2

IDA: Não haverá alteração no percurso de ida.
VOLTA: Terminal Rodoviário de Maceió, Avenida Governador Afrânio Lages (Leste-Oeste), Rua Joaquim Nabuco, Rua Dr. Albino Magalhães, Av. Fernandes Lima, Rua Artur Vital da Silva, Rua Rita de Cássia, Rua Dr. Abelardo Pontes Lima, Av. Fernandes Lima, Rua Arsênio Fortes, Rua Professor José da Silveira Camerino, Terminal Sanatório, Rua Dr. Passos de Miranda(Ladeira do Calmon), Rua Vereador Bruno Ferrari, Rua Dr. Antônio Nunes Leite, Avenida Major Cícero de Góes Monteiro (retorno), Rua Dr. Passos de Miranda (Ladeira do Calmon), Rua Professor José da Silveira Camerino, Av. Fernandes Lima, Rua Íris Alagoense, Av. Governador Afrânio Lagees (Leste-Oeste), Av. Francisco de Menezes, Rua Fernandes de Barros, Rua Melo Morais, Rua Coronel Cahet, seguindo com o seu itinerário normal.

RACHADURAS NO PINHEIRO, BEBEDOURO, MUTANGE E BOM PARTO
O surgimento das primeiras rachaduras
Tremor de terra de magnitude 2,5 na Escala Richter
O que se sabe sobre as rachaduras
Governo Federal libera verba para ajuda humanitária a moradores do Pinheiro
Rotas de fuga e pontos de encontro em caso de tragédia
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Maceió

 

Veja também: