UBS do Novo Mundo registra mais de 1.200 atendimentos de pacientes com síndromes gripais

A unidade abriu no último dia 20 de maio após passar por uma reestruturação em seus serviços para atender apenas pacientes que apresentem sintomas como tosse, febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, com suspeitas referentes à Covid-19.

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Foto: Marco Antônio / Secom Maceió Unidade de Saúde da Família Novo Mundo

TNM/Por Redação*

A Unidade de Saúde do Novo Mundo registrou até este domingo, 24 de maio, mais de 1.200 atendimentos de pacientes com síndromes gripais.

A unidade abriu no último dia 20 de maio após passar por uma reestruturação em seus serviços para atender apenas pacientes que apresentem sintomas como tosse, febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, com suspeitas referentes à Covid-19.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 4 de maio, já tinham sido inauguradas duas unidades de referência para síndromes gripais: UBS Walter de Moura Lima (Santa Amélia), que até o dia 24 já tinha atendido 2.450 usuários, e a UBS Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos), que no mesmo período atendeu a 2.230 pacientes.

O total de atendimentos nas três unidades, até o dia 24 de maio, foi de 5.132 pacientes, sendo realizados 2.476 testes, tendo 695 resultados positivos.

Funcionando todos os dias, das 7h às 19h, em sua primeira semana de atendimento a Unidade de Referência para Síndromes Gripais do Novo Mundo já registrou mais de 1.200 atendimentos, entre consultas, testes rápidos, exames laboratoriais e de imagem, encaminhamentos para especialistas e notificações de casos suspeitos.

Apenas no período de 20 a 24 de maio, 452 atendimentos médicos e foram realizados 230 testes rápidos (sendo 72 positivos), sete encaminhamentos para especialistas e 13 profissionais de saúde foram atendidos. Também foram feitas 424 notificações para o Centro de Informações Estratégicas em

Vigilância em Saúde (CIEVS) sobre casos suspeitos ou descartados.
Além disso, a UBS também oferece exames laboratoriais. Lá foram realizados: hemogramas (18), PCR (14), ureia (14), creatinina (14), transaminase (11), ferritina (3), CPK, que detecta enzimas de tecidos musculares (2), potássio (3), magnésio (3), sódio (3), DHL (3), sumário de urina (1) e Dímero D, que detecta coágulos no sangue (1). Também foram feitos exames de imagem como raio X de tórax (6), ECG (2) e tomografia computadorizada (1), que ajudam no diagnóstico da Covid-19.

O atendimento dos pacientes na unidade funciona de acordo com o seguinte fluxo: triagem (conforme o Protocolo de Manchester), registro do atendimento (prontuário) e atendimento médico. De acordo com o caso, o paciente seguirá em observação ou, em casos de maior gravidade, será encaminhado – na ambulância disponibilizada para cada unidade – para unidades de urgência ou emergência.

Neste novo modelo, os usuários contam com unidades específicas para triagem, atendimento e tratamento dos sintomas leves para que os casos não se agravem. “Nós estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e seja assistida ainda no começo, com sintomas mais leves da doença, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

*Com Ascom SMS

Veja também: