JN alfineta atrasos de ministério e muda divulgação de dados do coronavírus

William Bonner informou que mudará a forma de apresentação dos números de casos e óbitos provocados pela covid-19 no país, já que o Ministério da Saúde tem atrasado a divulgação dos dados.

© Reprodução/Globo
O Jornal Nacional (JN) desta quinta-feira, 4, começou com um aviso sobre a divulgação dos dados do reflexo do coronavírus no Brasil, e não perdeu a oportunidade de alfinetar o governo Bolsonaro.

William Bonner informou que mudará a forma de apresentação dos números de casos e óbitos provocados pela covid-19 no país, já que o Ministério da Saúde tem atrasado a divulgação dos dados.
“O Jornal Nacional vai apresentar os dados das secretarias estaduais de Saúde”, disse Bonner
“Para que você tenha sempre os números mais atuais dessa pandemia, a partir de hoje o Jornal Nacional vai apresentar os dados das secretarias estaduais de Saúde, totalizados pelo G1.

E também os números atualizados do Ministério da Saúde quando forem divulgados a tempo, porque a nossa missão no JN é levarem a você todas as informações relevantes sobre esse desafio enorme que a pandemia impõe à saúde dos brasileiros”, disse o apresentador.

Bonner ainda relembrou como a mudança na divulgação dos dados vem acontecendo com frequência, principalmente após as trocas de ministros.
“Desde o início da pandemia, o Jornal Nacional tem registrado os números oficiais do Ministério da Saúde.

Você talvez ainda se lembre, no começo os números de casos de óbitos eram anunciados às 17h em Brasília, imediatamente antes da entrevista coletiva diária com o então ministro Luiz Henrique Mandetta. Com a saída de Mandetta, as entrevistas coletivas deixaram de ser diárias, e a divulgação dos dados foi sendo retardada.

Passou a ser feita às sete da noite na gestão do ministro Nelson Teich“, afirmou.
Na sequência, Renata Vasconcellos citou a divulgação feita pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 3, quando houve recorde de mortes confirmadas em um período de 24 horas. “Com a saída de Teich, esse atraso aumentou.

Ontem, o Ministério da Saúde alegou problemas técnicos e avisou que só divulgaria os dados às dez horas da noite. Essa planilha foi divulgada às 22h mesmo com os dados atualizados desde as 19h”, disse a apresentadora.

O Ministério da Saúde, contudo, negou que o atraso na divulgação dos dados tenha sido proposital. Contudo, não é isso o que os internautas concluíram.

Segundo repercussão nas redes sociais, o ministério está querendo vetar os dados, mas Bonner e sua trupe conseguiram virar o jogo. Dá uma olhada na repercussão:

Veja também: