Bolsonaro se irrita ao ser cobrado por mulher no Alvorada e culpa governadores por mortes na pandemia

Mulher diz a Bolsonaro que ele 'traiu a nação' e presidente manda ela sair. Eu fiz campanha para o senhor, acho até que o senhor me conhece. "Eu sinto que o senhor traiu nossa população"

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília

© Reuters Presidente Jair Bolsonaro em Brasília
Por Lisandra Paraguassu

TNM/Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro se irritou na manhã desta quarta-feira ao ser cobrado por uma mulher que estava entre os apoiadores no Palácio da Alvorada pelos mortes causadas pela pandemia de Covid-19 no Brasil e jogou sobre os governadores dos Estados a culpa pelos óbitos provocados pela doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
“Nós temos hoje 38 mil famílias com mortos por causa da Covid. E realmente, assim, não são 38 mil de estatística.

São 38 mil famílias que estão morrendo neste momento, 30 mil pessoas que estão chorando. Como chefe da nação, eu fiz campanha para o senhor, acho até que o senhor me conhece. Eu sinto que o senhor traiu nossa população”, disse a mulher, logo na chegada de Bolsonaro ao local onde estavam seus apoiadores.

Veja mais no MSN Brasil
Restauração dos dados sobre coronavírus ‘dá conforto’, diz Rodrigo Maia

Poder360
Impactos do coronavírus causarão anos de distúrbios e fome

Reuters
Caso Backer: ‘Tinham que ser todos presos’, diz vítima

EM.com.br
MP investiga empresários e ex-secretários de Saúde no Amazonas

Poder360
O presidente então a deixou falando e saiu de perto. Quando a mulher insistiu, encobrindo a fala de um homem que se disse representante dos caminhoneiros, Bolsonaro se irritou e mandou que ela saísse do local.
“Se quiser falar, sai daqui, que você já foi ouvida. Sai daqui”, disse o presidente que, diante da insistência da mulher, disparou: “Vai cobrar de seu governador”.
Depois, enquanto falava com outras pessoas que estavam no local, Bolsonaro acusou a mulher de fazer “demagogia” ao mesmo tempo que reiterou que não é responsável pelas vítimas da Covid-19.
“Você pode ver, tem aquela figura falando abobrinha aqui. Quem decidiu que lockdown, fechar comércio, competia exclusivamente aos governadores foi o STF. Em vez de falar uma coisa séria, vem fazer uma demagogia aqui”, disse, ao afirmar que lamenta as mortes.
“Agora, querer culpar a mim, quando quem fechou… Tem muita gente morrendo de fome, depressão, suicídio, de uma política que foi feita pensando apenas em um lado, não pensando no todo.”
Desde o início da epidemia, Bolsonaro tem responsabilizado os governadores pelos problemas econômicos e, recentemente, tem também atribuído às mortes causadas pela Covid-19 aos gestores estaduais e municipais.
Na segunda-feira, também ao conversar com apoiadores no Alvorada, Bolsonaro disse que “essa questão de desemprego e mortes, o Supremo Tribunal Federal deu todo poder a eles (governadores)”.
O Brasil chegou na terça-feira a 38.406 mortes causadas pelo coronavírus, e 739.503 casos confirmados de Covid-19, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Veja também: