Estado prorroga decreto até dia 22 e vai intensificar fiscalização no Agreste

Com queda de 10%, índice de isolamento social em Alagoas chega a 39,3%

Ordenamento do centro de Maceió – Prefeitura de Maceió

Estado organiza protocolo sanitário dividido em cinco fases para retomada de atividades

Decreto é prorrogado e mantém estabelecimentos fechados em AL
FOTO: Ailton Cruz

TNM/Por Pâmela de Oliveira e Jamylle Bezerra

MATÉRIAS RELACIONADAS

Com queda de 10%, índice de isolamento social em Alagoas chega a 39,3%
Em coletiva na manhã desta quarta-feira (10), o governo do Estado e a Prefeitura de Maceió comunicaram a prorrogação do atual decreto que determina o isolamento social e mantém fechada a maioria dos estabelecimentos comerciais em Alagoas. A medida agora é válida até o dia 22 de junho.

Neste período, haverá uma intensificação das fiscalizações em Arapiraca e em outras cidades do Agreste, onde tem crescido o número de casos de Covid-19.

Ao mesmo tempo em que informou sobre a manutenção do decreto, o governo de Alagoas também comunicou que está sendo organizado um novo protocolo sanitário para reabertura da economia, segmentado em cinco fases. A primeira delas é a vermelha, caracterizada pela atual, dando prosseguimento à etapa laranja, quando tem início o processo de reabertura econômica, que ocorrerá no próximo dia 22.

“O que muda nesse decreto é que a região de Arapiraca vai ser o novo foco de fiscalização, por se registrar que, na capital, a demanda hospitalar tem diminuído”, informou o governador.

Também fica determinado que as aulas nas escolas e os trabalhos presenciais no serviço público ficam suspensos até 30 de junho. De acordo com o governador Renan Filho, o que se observa em Alagoas, atualmente, é um quadro de estabilidade em relação à doença, com o número de casos confirmados da doença tendo uma queda.
“O número de mortes, a procura por leitos de hospitais e os sepultamentos. Estão todos em queda no estado”, pontuou o governador.

Nos próximos dias, será avaliada a possibilidade de retorno dos treinos dos clubes que disputam competição nacional. O protocolo de reabertura e retomada das atividades não está fechado e continua sendo debatido, devendo ser apresentado no próximo dia 15 de junho.
“Estamos ouvindo o setor produtivo da capital, bares, restaurantes, hotéis, associação comercial e tomando medidas baseadas em dados e números, temos hoje uma demanda que vem diminuindo.

Nos quatro centros de triagem das síndromes gripais, a procura vem caindo, e isso é uma tendência e por isso decidimos manter o isolamento até dia 22 para ter certeza que os casos estão diminuindo, para que a reabertura possa ser feita posteriormente de forma segura”, pontuou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

De acordo com ele, o transporte público tem sido um grande desafio da gestão pública nesses tempos de isolamento social, pois há uma aglomeração natural nos terminais e nos ônibus. Com o retorno das atividades, as empresas deverão aumentar as frotas para que possa diminuir o tempo de espera nos pontos e terminais.

Por fim, foi feito um apelo para que a população cumpra o isolamento social, ficando em casa, para que os índices continuem diminuindo e, assim, garanta o funcionamento da rede de saúde pública.

 

Veja também: