Lava Jato mira José Serra por lavagem de dinheiro

O senador José Serra, 1 dos caciques do PSDB, é alvo de operação da Lava Jato A Polícia Federal cumpre na manhã desta 6ª feira (3.jul.2020) mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador José Serra (PSDB-SP) em São Paulo.

O senador José Serra, 1 dos caciques do PSDB, é alvo de operação da Lava Jato

Apelidado de “Vizinho” pela Odebrecht, Serra recebia propina na Suíça

© Sérgio Lima/Poder360 O senador José Serra, 1 dos caciques do PSDB, é alvo de operação da Lava Jato
A Polícia Federal cumpre na manhã desta 6ª feira (3.jul.2020) mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao senador José Serra (PSDB-SP) em São Paulo.

A operação Revoada se baseia em denúncia da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo e investiga 1 suposto esquema de lavagem de dinheiro no exterior que favorecia políticos.

O Poder360 entrou em contato com a assessoria do senador, mas ainda obteve retorno.
Com autorização da Justiça Federal, a PF cumpre 8 mandados de busca e apreensão nesta manhã em São Paulo e no Rio de Janeiro. A operação se chama Revoada.

Não há informações sobre mandados de prisão sendo cumpridos.
De acordo com a denúncia, Serra teria se aproveitado de seu cargo e influência política para receber pagamentos indevidos da empreiteira Odebrecht. Em troca, concederia benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul. As manobras teriam acontecido entre 2006 e 2007.

A Odebrecht teria pago milhões de reais por meio de uma rede de empresas no exterior, para que os nomes das pessoas beneficiadas não fossem detectados pelos órgãos de controle.

A filha de Serra, Verônica, e o empresário José Amaro Pinto Ramos teriam constituído empresas no exterior, ocultando seus nomes, para poder receber os pagamentos destinados a Serra. De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), Ramos e Verônica transferiram o dinheiro para dissimular sua origem.

Leia a íntegra da denúncia (386 kb).
Com as provas colhidas até o momento, o MPF obteve autorização na Justiça Federal para o bloqueio de cerca de R$ 40 milhões em uma conta na Suíça.
Quem é José Serra?

© Reprodução Moreira Mariz/ Agencia Senado
O tucano é dos caciques do PSDB. Foi prefeito de São Paulo de 2005 a 2006 e governador do Estado de 2007 a 2010. No governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) foi ministro das Relações Exteriores e deixou o cargo em 2017. Atualmente é senador.

Eis o currículo de Serra disponibilizado no site do PSDB:
“Senador por São Paulo, cargo para o qual foi eleito em 2014 com mais de 11 milhões de votos. Formado em Engenharia e Economia, foi secretário estadual, deputado federal por duas vezes, senador da República, ministro do Planejamento e Orçamento, ministro da Saúde, ministro das Relações Exteriores, prefeito e governador do estado de São Paulo, além de presidente nacional do PSDB entre 2003 e 2004.

Disputou a Presidência da República pelo PSDB em 2002 e 2010. Entre suas realizações na vida pública, estão a implantação da comercialização dos medicamentos genéricos e o programa de combate à aids, reconhecido como um dos melhores do mundo.”

Veja também: