Governador e ministro entregam sistemas de dessalinização no Sertão do Estado

O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano.

Alagoas

Reprodução/Live

TNM/Redação TNH1

O governador Renan Filho e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estiveram no Sertão de Alagoas na manhã desta segunda-feira (13), para a entrega de 30 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) e também visitaram as obras do trecho 4 do Canal do Sertão, no município de São José da Tapera.

O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano.

As obras são executadas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e já beneficiam mais de 30 mil pessoas, em 15 municípios alagoanos. O governador destacou a importância do projeto para as famílias sertanejas.
“Nós vamos entregar 30 sistemas simplificados de abastecimento de água com dessalinizadores, então se extrai a água salobra do subsolo, dessaliniza e leva para as pessoas. É um programa muito importante porque ajuda emergencialmente levar água para quem precisa”, disse.

O ministro Rogério Marinho destacou que um dos propósitos da medida é eliminar o uso de caminhão-pipa para o abastecimento de água aos municípios e comemorou a entrega do kit com dessalinizadores para facilitar a vida dos sertanejos.

“Nós visitamos a cidade de Água Branca e entregamos o sistema de abastecimento de água em comunidades afastadas do centro da cidade. Vamos agora para Campo Alegre, e vamos entregar dessalinizadores, porque nessas regiões, a água é capturada do subsolo e tem um grau de salubridade muito grande, não é possível seu consumo humano. Então o governo entrega um kit para tratar a água, para que a população consiga se servir dele, e erradicamos com o caminhão-pipa, que também é o nosso objetivo”, reforçou.

Um dos principais diferenciais do Programa Água Doce é a destinação ambientalmente adequada do efluente gerado no processo de dessalinização. Na maioria dos casos, o rejeito é lançado num tanque de contenção para evaporação, evitando a degradação do solo.

Canal do Sertão

Renan Filho e Rogério Marinho também visitaram o trecho 4 da obra do Canal do Sertão. Para o governador, a construção traz o desenvolvimento de forma definitiva para o Sertão do Estado. “É uma obra muito importante para Alagoas, que leva a possibilidade da inclusão produtiva, leva água para quem não tem e a sua continuidade é fundamental”, afirmou.

Obras do trecho 4 do Canal do Sertão serão inspecionadas durante visita técnica
“Quando assumi o governo, o canal tinha 50 quilômetros com água. Agora o canal já chega a 125 quilômetros e vamos trabalhar para iniciar o trecho 5, para levar a água de 125 ao quilômetro 150. Ou seja, o canal já vai colocar água na adutora da bacia leiteira e incluir produtivamente de Delmiro Gouveia a Olho D’Água das Flores. Adiante nós vamos enfrentar o desafio de levar a obra até Arapiraca, assim ela vai atender em completude tudo aquilo para o qual foi projetada”, acrescentou.

O ministro garantiu que todos os recursos serão liberados para o término do trecho 4 em dezembro deste ano. “Nós estamos fazendo todos os esforços. O presidente determinou que não poderia faltar recurso.

Desde o princípio do mandato dele, nós já disponibilizamos quase R$ 180 milhões para que o Canal mantivesse o ritmo e a pegada da sua construção. E a expectativa é que nós tenhamos possibilidades de alocar mais R$ 70 milhões ainda esse ano para a conclusão do estágio 4”, disse.

Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do país, o Canal do Sertão contará, até sua conclusão, com 250 km de água e tem como objetivo beneficiar 1 milhão de pessoas em 42 municípios alagoanos. Atualmente, a obra já beneficia 200 mil moradores, entre Delmiro Gouveia e São José da Tapera.

 

Veja também: