Transporte complementar volta nesta quarta-feira (29), diz Renan Filho

Após reunião com o governador Renan Filho (MDB), o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/ AL), Maércio Ferreira, anunciou o a volta do serviço, com 50% da frota em todo o Estado a partir de terça (28), em vídeo nas redes sociais.

Edivaldo Júnior

O retorno do transporte complementar intermunicipal foi confirmado pelo governador Renan Filho a partir desta quarta-feira (29).  A publicação do decreto autorizando a volta do serviço  será publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira.

Após reunião com o governador Renan Filho (MDB), na sexta-feira à noite (24), o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros de Alagoas (Sintrancomp/ AL), Maércio Ferreira, anunciou o a volta do serviço, com 50% da frota em todo o Estado a partir de terça (28), em vídeo nas redes sociais.

Apesar da confusão de datas, o novo decreto deve autorizar o retorno de 50% da frota e deve proibir ainda a circulação de passageiros em pé, além de determinar medidas de distanciamento social, uso de máscaras e higienização específica para todos os veículos.

O governador Renan Filho confirmou a publicação do decreto, autorizando o retorno do transporte complementar. “O decreto será publicado amanhã (terça) e ele autoriza o transporte a partir de quarta”, disse o governador por aplicativo nesta segunda-feira á noite.

O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), Ronaldo Medeiros, explica que todos os veículos terão que seguir regras específicas. A Arsal preparou protocolos sanitários para a operação desse serviço, que inclui além do uso de máscaras, álcool gel, limite máximo de passageiros por veículos e um sistema de desinfecção dos carros – com a pulverização de produtos capazes de matar o novo coronavírus.

A agência, segundo Medeiros, também fez a testagem de todos trabalhadores do transporte complementar, para assegurar que eles não contribuirão para transmissão da Covid-19. O setor de transporte complementar tem cerca de 4 mil trabalhadores em Alagoas.

De acordo com o Sintrancomp/ AL, na reunião, ficou acertado que 50% da frota do transporte complementar intermunicipal estará liberada para retornar as atividades, com 100% da capacidade.

“Estive com o governador, agora a noite, e ele informou que será publicado um novo decreto e, neste decreto, será contemplado a retomada dos trabalhos do transporte complementar intermunicipal. Essa é uma notícia boa para nossa categoria. Quero agradecer a Deus e a todos vocês que tiveram paciência e estão juntos com o sindicato”, disse Ferreira em vídeo que circula nas redes sociais

Veja também: