Moradores do São Jorge, em Maceió, fazem novo protesto por melhorias no transporte público

Moradores do bairro São Jorge, em Maceió, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (22) no terminal da Cruz das Almas. Segurando cartazes, eles voltaram a cobrar por melhorias na qualidade do transporte público que circula pela região.

TNM/Por G1 AL


Em novo protesto, moradores do São Jorge fecham terminal do bairro Cruz das Almas
Em novo protesto, moradores do São Jorge fecham terminal do bairro Cruz das Alma

Moradores do bairro São Jorge, em Maceió, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (22) no terminal da Cruz das Almas. Segurando cartazes, eles voltaram a cobrar por melhorias na qualidade do transporte público que circula pela região.

O protesto começou por volta das 7h30, com cerca de 20 moradores no local, e acabou às 11h40, após um acordo feito entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que decidiu que a linha 017 – São Jorge/ Ponta Verde vai voltar a circular a partir da quarta (23).

Os moradores afirmam que os ônibus da linha 1020 – São Jorge/Cruz das Almas estão sujos e com peças quebradas, além de não serem higienizados corretamente.

“Os ônibus estão velhos e não seguem o padrão da licitação. Também não estão sendo higienizados, pondo em risco à população. Sábado eu peguei um ônibus que tinha 10 vidros quebrados lá dentro, todos estilhaçados”, disse Josivan Oliveira.

Em nota, a SMTT informou que desde a última reunião com a comunidade, realizada no dia 26 de agosto, só recebeu o documento com as propostas na noite dessa segunda (21) e que não teve tempo de analisá-lo. Com relação à higienização dos ônibus, o órgão disse que determinou que a desinfecção dos coletivos urbanos fosse feita pelas empresas que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (confira a nota na íntegra ao final do texto).

Moradores do São Jorge cobram por melhoria na qualidade do transporte público   — Foto: Josivan Oliveira

Moradores do São Jorge cobram por melhoria na qualidade do transporte público — Foto: Josivan Oliveira

Os moradores reclamam que estão tendo dificuldade de se reunir com representantes da SMTT e apresentar propostas.

“A SMTT já fez duas reuniões virtuais com a gente. Na primeira, discutimos os problemas e na segunda eles pediram uma reunião com os moradores. Nós percebemos que eles estão fazendo vista grossa para essa situação”, concluiu Oliveira.

Há um mês, os moradores se reuniram na Avenida Josepha de Melo para cobrar por melhorias no transporte. Segundo os manifestantes, a linha 017 – São Jorge/Ponta Verde foi retirada da região, o que dificulta as viagens para outros bairros. Com a mudança, os moradores são obrigados a pegarem dois ônibus para ir para o bairro da Ponta Verde. A linha 600 – São Jorge/Trapiche também foi retirada de circulação.

Leia abaixo a íntegra da nota da SMTT:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, na última reunião com os representantes do Conjunto São Jorge, realizada no dia 26 de agosto, ficou acordado que seriam apresentadas ao órgão sugestões de melhorias para o transporte publico na localidade. No entanto, somente na noite dessa segunda-feira, 21 de setembro, 26 dias após o primeiro encontro, é que o documento foi entregue à SMTT, não havendo tempo hábil para a análise técnica das propostas da comunidade.

Sobre a higienização dos coletivos urbanos, a SMTT reforça que determinou que a desinfecção e a esterelização dos ônibus fossem intensificadas pelas empresas que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Diariamente, os fiscais de transportes da Superintendência vistoriam as garagens das empresas e os principais terminais de ônibus da capital com o objetivo de verificar as condições dos veículos. Caso seja flagrado que algum coletivo esteja circulando sem a limpeza necessária, as concessionárias são notificadas e autuadas. A população também pode auxiliar nos trabalhos de fiscalização e denunciar qualquer irregularidade nos ônibus urbanos através do Disque SMTT, no número 118, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Em relação aos pontos de recarga, a SMTT informa, ainda, que o Cartão Bem Legal na modalidade Cidadão pode ser confeccionado gratuitamente no Terminal de Ônibus de Cruz das Almas de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, e aos sábados da 6h às 12h. As recargas também podem ser feitas no local. Além deste ponto fixo, os maceioenses também podem obter os créditos do bilhete eletrônico de forma online, através dos aplicativos CittaMobi, Recarga Pay e Ponto Certo, ou pelos sites pelos sites www.smttmaceio.com.br e www.cartaobemlegal.com.br.

Protesto teve ínicio às 7h30 no terminal de ônibus da Cruz das Almas — Foto: Josivan Oliveira

Protesto teve ínicio às 7h30 no terminal de ônibus da Cruz das Almas — Foto: Josivan Oliveira

Veja também: