20.set.2019 - "Guardião da Floresta" em Arariboia - Ueslei Marcelino/Reuters - Ueslei Marcelino/Reuters

Estou em dúvida, depois do discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da assembléia da ONU ( Organização das Nações Unidas ). Quer dizer que o índio e o caboclo tocam foga na Floresta Amazônica?

Pensando bem, para o governo que já transplantou o mico-leão dourado para a Floresta Amazônica, culpar índio e caboclo é tolice. Mas, tolice que se transforma em hilário, ainda que tragicômico.

De acordo com o discurso do presidente, os índios ensinaram o branco a tocar fogo; os índios inventaram a motosserra e quando os brancos chegaram aqui estavam todos nus. Graças aos índios os brancos aprenderam a se vestir e ganhar dinheiro explorando minérios, derrubando árvores e explorando terras.

Tudo culpa do índio e do caboclo, nesse acordo à Caracu, onde o branco entra com a cara – o índio e o caboclo entram com o resto.

Lí também que Bolsonaro disse pagar 1 mil dólares, equivalente a 5 mil e 300 reais, de auxílio emergencial para combate à pandemia causada pelo coronavírus. Há muita diferença entre 600 reais e 1 mil dólares, logo, fica difícil acreditar que o presidente tenha se confundido.

Mas, ele disse isso mesmo, foi?

Caso não tenha se enganado, será que não é a tática de espalhar mentira na expectativa de que vire verdade, ainda que ilusória?

Não sei; só sei que foi assim.

A semana começou com o Brasil comprometendo-se a ceder uma área em Roraima, para o exército dos Estados Unidos montar a sua base e de lá, se quiser, invadir a Venezuela; e prossegue com essa fantástica descoberta, de acordo com o discurso do presidente na ONU, de que são os índios que inventaram as queimadas na Floresta Amazônica.

Esses índios e caboclos devem ser todos exportadores do agronegócio, garimpeiros ou madeireiros.

O que o governo brasileiro não entendeu é que faz o jogo dos seus próprios adversários, seja quando tenta tapar a fumaça negando a faísca, seja quando tenta enganá-los com o mico-leão dourado ilustrando uma postagem oficial sobre a Amazônia, sem explicar como o mico-leão dourado foi parar na Amazônia, se só existe na Mata Atlântica?.