Nasa publica foto de Marte feita por astrônomos amadores de Alagoas

Registro foi feito durante o momento em que a Lua encobria o planeta vermelho

Nasa publica foto de Marte feita por astrônomos amadores de Alagoas

FOTO: DAVI DUARTE E ROMUALDO CALDAS

Registro foi feito durante o momento em que a Lua encobria o planeta vermelho

TNM/Por Marcela dos Anjos com assessoria    

A Agência Espacial Norte-Americana – NASA escolheu uma foto do momento em que a lua encobria Marte, feita por astrônomos amadores alagoanos, como a grande vencedora do concurso diário realizado pela instituição, o Astronomy Picture of the Day (APoD). Registro foi feito em 6 de setembro e publicado pela agência no dia 11.

O evento que resultou nas imagens é conhecido como ocultação astronômica, e se dá quando um corpo de menor diâmetro oculta um segundo, de tamanho maior, devido à ilusão de ótica causada pela proximidade do corpo de menor diâmetro da lente.
No momento da foto, David Duarte e Romualdo Caldas, integrantes do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), assim como a menina Júlia, de 9 anos, filha de Romualdo, estavam reunidos ao vivo, no YouTube, durante a madrugada do dia 6 de setembro, com o Observatório Nacional (ON), enquanto vários astrônomos amadores brasileiros registravam a movimentação dos astros.
A premiação como Foto Astronômica do Dia, em tradução livre, aconteceu no dia 11 de setembro e garantiu a exibição do trabalho em destaque no site da agência internacional. Esta foi a primeira fez que alagoanos alcançaram essa conquista.
As imagens foram feitas a partir do telescópio Schmidt-Cassegrain de 12′, cedido pela Usina Ciência, extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), acoplado a uma uma câmera QHY 183 Color Cooled, equipamento pessoal de Romualdo, e o programa de computador Sharpcap também foi necessário para melhorar o resultado.

 

Veja também: