De amigo, quase irmão, o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), se transformou numa decepção – talvez a maior nos mais de 40 anos na carreira política do senador Renan Calheiros (MDB).

Uma ‘decepção’ que pode ser traduzida nas ‘entrelinhas’. Mesmo visivelmente magoado pelo que chamou ‘rompimento de acordo’, Renan evitou palavras mais duras contra Luciano.

Na sexta-feira, logo após a reunião do diretório estadual do MDB que dissolveu o diretório do MDB de Arapiraca, Renan conversou com alguns jornalistas, numa sala em que estavam o governador Renan Filho (MDB) e o secretário da Casa Civil de Alagoas, Fábio Farias.

Foi o senador quem “bancou” Barbosa como vice nas eleições de 2018, contrariando praticamente todo o seu grupo. O governador preferia Fábio Farias.

O ‘acordo’ do vice seria o mesmo, para um ou outro: assumir o governo e ajudar na eleição de Renan Filho em 2022, se ele fosse candidato. Disputar a reeleição como governador ou não dependeria do ‘cenário’.

A candidatura de Luciano Barbosa à prefeitura de Arapiraca, aceita ou não pela Justiça Eleitoral, seria a prova, carimbada e assinada, do rompimento do combinado.

Renan Calheiros tentou demover Luciano da ideia de disputar a prefeitura da Arapiraca. Tentou tanto que ‘demorou’ a agir no MDB.

O cancelamento da convenção, a dissolução do diretório do MDB de Arapiraca e a forte possibilidade de o partido não ter, pela primeira vez na história, candidatos no município, são desdobramentos que vieram a público depois de seguidas tentativas do senador para encontrar uma solução capaz de fazer Luciano manter o “acordo”. Não teve jeito.

Nos últimos dias, relata Renan, “ele (Luciano) nem atendia mais nossos telefonemas”, disse em tom de desabafo.

O senador relata que Luciano não quis sequer conversar: “entendo que alguns torcem para que o cargo de vice-governador fique vago. O que não entendo é o Luciano concordar com eles”.

O que levou Luciano Barbosa a agir contra o “combinado” a ponto, segundo Renan de se insurgir conta “as diretrizes do partido”? O Senador diz que não sabe e reforça que ele e o MDB sempre apoiaram o vice-governador.

“Nós o elegemos e o reelegemos prefeito de Arapiraca, eu o indiquei para a secretaria-executiva do Ministério da Justiça, como ministro da Integração Nacional e vice-governador duas vezes. Em nenhum momento ele reclamou da nossa relação. Não fosse o caráter e a lealdade que ele sempre demonstrou (até agora), teríamos percebido o movimento para descumprir o compromisso”, desabafou.

Faltam poucas horas

Nessa sexta-feira, 25, o diretório estadual decidiu pela dissolução do diretório municipal de MDB Arapiraca e pela criação de uma comissão provisória.

Agora, segundo Renan, o MDB tem até às 19h deste sábado, para apresentar pedido de registro de candidaturas no município. Sem acordo, o partido não vai lançar nenhum candidato lá nas eleições deste ano.

“Temos pouco tempo para uma posição consensual com relação à candidatura majoritária em Arapiraca. Sem um consenso, não teremos candidatos no município, o que é ruim para o partido”, diz Renan

A dissolução do diretório do MDB de Arapiraca, recomendado la no voto do relator José Wanderley, foi aprovado pelos 39 membros do Diretório Estadual presentes. A sessão foi presidida por Renan Calheiros e teve participação do advogado Fábio Gomes, que representou Luciano Barbosa.

Representando o diretório Nacional do MDB, o deputado federal Isnaldo Bulhões, diz que o diretório estadual cumpriu rigorosamente os estatutos: “não é possível ser candidato contra o partido. A candidatura pertence ao partido. Se Luciano queria ser candidato a prefeito, não tivesse disputado como vice-governador. Ele também poderia ter mudado de partido, mas não o fez, O fato é que não interesse ao MDB a candidatura de um vice-governador, um cargo majoritário, nas eleições municipais de Arapiraca”.