Presidente do STJ homenageia 90 anos de criação da OAB

Presidente do STJ homenageia 90 anos de criação da OAB

Presidente do STJ homenageia 90 anos de criação da OAB

Presidente do STJ homenageia 90 anos de criação da OAB

Ministro-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. Foto: Gustavo Lima/STJ

“A Ordem atua não só na defesa da advocacia, mas atua na defesa e vigilância do Estado Democrático de Direito”, ressaltou o ministro. “Cada um dentro da sua área de competência: a OAB, através do seu trabalho advocatício; o Ministério Público, na fiscalização da boa aplicação da lei; e o Judiciário, interpretando a lei e a Constituição e julgando com eficiência e com amor a causa maior, que é dar a cada um o que é seu”, explicou o presidente do STJ, que foi presidente da Seccional da OAB em Alagoas entre 1998 e 2002, antes de ingressar na magistratura.

Em 31 anos de funcionamento, o STJ tem registradas, atualmente em seu sistema, 747.699 inscrições da OAB, o que demonstra a dimensão do trabalho dos advogados no Tribunal da Cidadania.

Para o presidente do STJ, o advogado e a magistratura caminham, portanto, juntos para promover a Justiça.

O ministro Humberto entende que o direito tem que ser sempre um instrumento de pacificação social. Nesse contexto, é fundamental o papel da advocacia para a entrega da prestação jurisdicional, que nada mais é do que fazer chegar às pessoas o “verdadeiro sentimento de justiça”.

O presidente completou: “De mãos dadas, magistratura, Ministério Público e advocacia. Unidos para a boa administração da justiça, em prol da cidadania.”

À época em que presidiu a OAB/AL, o ministro Humberto Martins fez da experiência uma oportunidade para abrir as portas da entidade para a sociedade civil organizada e atender cidadãos com transparência, aproximando a advocacia dos cidadãos.

Veja também: