Barroso diz que “milícias digitais” são “versão contemporânea do autoritarismo”

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta 2ª feira (23.nov.2020) que “milícias digitais” na internet são uma “versão contemporânea do autoritarismo” e buscam destruir as instituições democráticas.
TNM/Poder360

 

Segundo Barroso, mesmo em países democráticos há hoje 1 “esforço para desacreditar o processo eleitoral”. Para o ministro, os ataques ao processo eleitoral que ocorrem em alguns países, como o Brasil, são 1 desdobramento da ação de quem quer a “desdemocratização”. Em exemplo, ele ainda citou o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos, que vem sendo  o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta 2ª feira (23.nov.2020) que “milícias digitais” na internet são uma “versão contemporânea do autoritarismo” e buscam destruir as instituições democráticas ostentada pelo presidente norte-americano Donald Trump, que foi derrotado pelo democrata Joe Biden.
“Uma versão contemporânea do autoritarismo são essas milícias digitais que atuam na internet, procurando destruir as instituições e golpeá-las, criando 1 ambiente propício para a desdemocratização”, disse o magistrado durante o lançamento de 1 curso de Direito.“E com muita frequência, muitas vezes, mesmo nas democracias, há 1 esforço de desacreditar o processo eleitoral, quando não favoreça essa crença. É o que hoje se observa, segundo alguns autores, nos Estados Unidos, com a recusa de aceitação do resultado que já parece definido”, completou.

Barroso também citou o populismo e o conservadorismo radical como fenômenos que buscam acabar com a democracia. Em crítica oblíqua ao presidente Jair Bolsonaro e aos apoiadores do governo, o ministro afirmou que as redes sociais têm sido usadas para atacar a imprensa e instituições e tirar direitos de quem pensa diferente.

“O conservadorismo radical, que não se confunde com o conservadorismo –que é uma opção política perfeitamente legítima–, eu me refiro ao conservadorismo radical que se manifesta pela intolerância, pela agressividade, procurando negar e retirar direitos de quem pensa diferente, além de contrariarem os consensos científicos em matérias diversas desde o aquecimento global até a vacinação”, declarou.

“Quem já viveu uma ditadura aqui sabe, só quem não sabe é a sombra que não reconhece a luz. Precisamos utilizar a internet para o bem, para aumentar as possibilidades de participação popular e enfrentar as milícias digitais e os terroristas da rede social com seus hackers e seus difusores de mentiras, pois isso não é parte da democracia.”

O ministro também elogiou a realização do 1º turno das eleições municipais. Disse que o índice de abstenção, de 23%, foi baixo para 1 pleito disputado em meio à pandemia. Ele celebrou o fato de o resultado ter saído no mesmo dia, apesar do problema operacional que atrasou a apuração.

“Conseguimos fazer uma eleição, evitamos uma prorrogação, adiamos para 1 momento em que foram feitas com mais segurança, conseguimos que o plano de segurança fosse observado e que não houvesse disseminação da doença, conseguirmos uma abstenção bem baixa, de 23%, conseguimos controlar as fake news, divulgar o resultado no mesmo dia e as pessoas só falam que teve 1 problema operacional no computador e atrasou duas horas e 50 minutos”, disse o ministro.

 

Veja também: