Fora da TV, Jô debocha de Bolsonaro na ‘guerra’ contra EUA

Jô Soares com escárnio direcionado a Jair Bolsonaro. ‘Carta aberta com pólvora ao IlustríSSimo presidente’ foi o título.

Jô já escreveu quatro artigos de humor para criticar ideias e atitudes de Bolsonaro

Jô já escreveu quatro artigos de humor para criticar ideias e atitudes de Bolsonaro

Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Apresentador revive os tempos de humorista de ‘Veja’ em artigo na ‘Folha’, jornal ‘inimigo’ do presidente

Jeff Benício

TNM/Jeff Beníco

A edição de domingo (29) da ‘Folha de S. Paulo’ trouxe um artigo escrito por Jô Soares com escárnio direcionado a Jair Bolsonaro. ‘Carta aberta com pólvora ao IlustríSSimo presidente’ foi o título.

SAIBA MAIS

Jô já escreveu quatro artigos de humor para criticar ideias e atitudes de Bolsonaro

Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Os ‘esses’ dobrados em maiúsculas aparecem em outras palavras no texto, como ‘ExcelentíSSimo’ e ‘VoSSa SSabedoria’ (neste caso, uma liberdade ortográfica). Fica subentendido se tratar de referência ao dois ‘eles’ de Collor e à Schutzstaffel, a tropa de choque nazista de Hitler, conhecida como SS.

O humorista autor de best-sellers e membro da Academia Brasileira de Letras ironiza a “guerra” supostamente pretendida pelo presidente brasileiro contra os Estados Unidos. No dia 10, em discurso no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”, em alusão à sugestão de possíveis sanções ao Brasil feita pelo presidente eleito Joe Biden, crítico da atual política governamental de preservação da Amazônia.

Sempre sagaz, Jô ainda cutuca Bolsonaro por sua resistência em relação à vacina contra covid-19 fabricada pelos chineses, “que também inventaram a pólvora”. No fim, o comediante pede que o presidente continue fazendo humor. Involuntariamente, entende-se. O tom zombeteiro do artigo na ‘Folha’ lembrou os tempos de Jô na ‘Veja’, onde teve uma página semanal por muitos anos.

Esta é a quarta vez que o artista lança uma provocação contra Bolsonaro na ‘Folha’, veículo frequentemente criticado pelo presidente e seus aliados. As duas primeiras aconteceram em 2019. Em uma delas, fez um questionamento ao presidente: “Até quando abusarás da nossa paciência?” Em junho deste ano, o chamou de “VoSSa Redundância” em outra resenha

Sem atuação fixa na TV desde dezembro de 2016, quando acabou o ‘Programa do Jô’, na Globo, o humorista de 82 anos se dedica a projetos teatrais e literários.

Veja também: