O prefeito eleito de Maceió, deputado federal JHC (PSB), deu um passo importante nesta terça-feira, 1o, menos de dois dias depois se sua vitória no segundo turno da eleição, para assegurar a a aprova de matérias de interesse do Executivo no Legislativo.

O grupo formado em torno do futuro prefeito conseguiu estabelecer maioria na nova composição da Câmara de Vereadores.

As conversas ainda estão avançando. Mas até esta terça à noite o grupo de sustentação do novo prefeito já contava com 16 dos 25 novos vereadores – quase dois terços, o suficiente para aprovar qualquer matéria de interesse da prefeitura.

Entre os vereadores que farão parte do bloco tem nomes do MDB, PSB, PSC, PP, DEM e PTC – entre outros partidos.

Os entendimentos conversas seguem com parlamentares de outras legendas, incluindo Republicanos e PSDB. Já os parlamentares do PRTB, PSD, Podemos e PT não acenaram até o momento para um alinhamento com o grupo que dará sustentação ao futuro prefeito

A composição também passa pela eleição da nova mesa diretora da Casa, que atualmente é presidida por Kelmann Vieira (Podemos).

O novo presidente da Casa será, salvo fato novo, o vereador reeleito do MDB Galba Neto. O pai dele, deputado estadual Galba Novais, já foi presidente do Legislativo Municipal.

Além de Galba Neto, deve fazer parte da mesa diretora o presidente do PSC de Maceió, atual vice-prefeito da capital e vereador eleito, Marcelo Palmeira e o vereador Siderlane Mendonça, reeleito pelo PSB.

São quatro cargos executivos (presidência e três secretarias, além de duas vice-presidências e as suplências).

Alguns cargos ainda estão sendo definidos, mas o nome do futuro presidente é consenso no grupo, confirma o principal articulador político do bloco de JHC na Câmara de Vereadores de Maceió.

“Já temos 16 vereadores no nosso bloco. Essa aliança passa pela garantia da governabilidade para o prefeito eleito e também pela composição na cova mesa diretora da Câmara”, avisa Francisco Salles, presidente municipal do PSB e reeleito com a sexta maior votação para a Câmara Municipal de Maceió vereador.

“Todos os vereadores, principalmente os novos, tem demonstrado grande responsabilidade com Maceió, grande vontade de ajudar a superar as dificuldades que teremos pela frente. A prefeitura está endividada e vai precisar de uma atuação conjunta com o Legislativo para dar ao futuro prefeito as condições de fazer uma boa gestão”, aponta.

Salles acredita que JHC terá o apoio necessário para fazer as reformas e ajustes necessários para implementar as mudanças cobradas pela população: “Maceió votou pela mudança e a Câmara de Vereadores faz parte desse processo. Vamos atuar com responsabilidade para, juntos com o futuro prefeito, atender as expectativas do maceioense”, afirma.

Boa relação

O nome de Galba Neto já foi definido consensualmente pelo grupo e tem o aval do prefeito eleito. Embora não tenha declarado apoio a JHC, se sabe que o vereador “liberou” suas bases para votar no prefeito eleito no segundo turno.

A relação de Galba e JHC é, no momento, de proximidade e definida em cima de interesses comuns, focados – pelo que ouvi – em garantir a governabilidade.

Líder ou secretário?

Salles, aliado de primeira hora de JHC, se manteve na oposição à Rui Palmeira durante os quatro anos de mandato. Agora, tem sido apondo como possível líder da bancada  do prefeito na Câmara, a partir de 2021.

Ele também poderá – anote aí – assumir uma secretaria no município. O objetivo, claro, seria o de abrir vaga para o atual vereador Kleber Costa (PSB), que ficou na primeira suplência. Mas essa é outra história.