Braskem apresenta Programa de Compensação Financeira para moradores de 1.200 imóveis

A Braskem vai apresentar, nesta quarta-feira (20), Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) para os moradores de 1.200 imóveis da zona H, que foi incluída, recentemente, no mapa de desocupação definido pela Defesa Civil de Maceió, por meio do Termo de Acordo assinado pela patroquímica e as autoridades

FOTO: Marcos Rodrigues

Zona H foi incluída por meio de termo de acordo assinado pela petroquímica; reunião virtual será transmitida às 19h desta quarta

A Braskem vai apresentar, nesta quarta-feira (20), Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) para os moradores de 1.200 imóveis da zona H, que foi incluída, recentemente, no mapa de desocupação definido pela Defesa Civil de Maceió, por meio do Termo de Acordo assinado pela patroquímica e as autoridades. A reunião será virtual e acontecerá às 19h, ao vivo pelo canal Integra.mcz no Youtube.

Conforme a empresa, os moradores já podem encaminhar dúvidas, por mensagem de texto ou vídeo de até 15 segundos (celular na horizontal) para o WhatsApp do Integra – (82) 99973-7161.

A Zona H abrange cerca de 1.200 imóveis incluídos no PCF por meio de aditivo ao Termo de Acordo assinado pela Braskem e as autoridades, no dia 30 de dezembro. A identificação dos imóveis localizados em área de criticidade 00 começa na próxima quinta (21), e o processo de compensação financeira das famílias terá início no próximo mês de julho.

O acordo também incluiu todos os moradores da área de criticidade 01 do mapa atualizado pela Defesa Civil no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. A identificação das casas da área de criticidade 01 começa no dia 9 de fevereiro, e os moradores desta área entrarão no fluxo de compensação financeira a partir do mês de outubro.

O aditivo ao Termo de Acordo trouxe, ainda, mudanças em relação aos comércios. Os microempreendedores individuais e os empresários que desenvolvam atividade econômica de maneira não formal terão direito a um adiantamento no valor de R$ 10 mil para cobrir gastos adicionais com a realocação, caso seja comprovada a necessidade.

Para as micro, pequenas, médias e grandes empresas, o valor a ser antecipado será definido individualmente a partir da comprovação da necessidade. Nos próximos dias, a Braskem divulgará os documentos necessários, os critérios para a solicitação dos adiantamentos e prazos.

Propostas

Criado em dezembro de 2019, o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação já realizou, até a primeira semana de 2021, cerca de 9.400 mudanças e apresentou 3.555 propostas de indenização às famílias. A Braskem já pagou R$ 409 milhões em indenizações, auxílios financeiros e honorários de advogados.

As equipes de atendimento e suporte foram ampliadas durante o ano de 2020. Hoje, cerca de 1.000 profissionais, dentre técnicos sociais, facilitadores, advogados, psicólogos e equipes de atendimento trabalham para dar ainda mais agilidade à apresentação das propostas financeiras. Mais de 600 novas propostas estão sendo apresentadas por mês, às famílias.

Veja também: