Ao fazer a imunização da primeira alagoana contra a Covid-19, o governador Renan Filho destacou que nos próximos meses pretende avançar com a vacinação da população de acordo com a faixa etária, como prevê o Plano Estadual de Imunização de Alagoas e as orientações do Ministério da Saúde.

Alagoas recebeu 87.760 doses da CoronaVac. Serão vacinados, neste primeiro momento, profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e pessoas com mais de 75 anos de idade, esse grupo com 71.080 doses disponíveis; e indígenas aldeados, para os quais foram recebidas 16.680 doses.

Segundo o governador, a meta após esse primeiro grupo é seguir para os idoso de 60 anos e profissionais da Educação, garantindo um retorno de aula de seguro para todos os profissionais. “É um processo longo e lento, e a principal arma para avançar mais rápido é a produção domestica de vacinas. Ontem estava conversando com os secretários Alexandre Ayres e Pedro Madeiro, e falamos que ninguém vai exportar vacina para o Brasil agora, porque o mundo inteiro está lutando por vacinas. Todos os países somente irão exportar depois que toda sua população fora imunizada”, afirmou Renan Filho.

Além de fazer vacinação de profissionais de saúde da linha de frente em Maceió, o governo também trabalha na distribuição das doses das vacinas para os municípios.

“É um dia que precisamos continuar andando integrado. Aqui no Estado não terá diferença, o Governo do Estado continuará trabalhando junto com todas as prefeituras de Alagoas para que a gente obtenha o melhor resultado. Vamos trabalhar junto com os órgãos de fiscalização”, completou o governador.

Renan Filho argumentou ainda que a resistência contra a vacina é vista em uma pequena parcela da população. “Não acreditar na vacina é não acreditar na ciência. Negacionismo não cabe mais no século 21, ninguém vive mais a idade média, onde tinha gente que dizia que – não tome remédio que você vai morrer. Isso acabou há muito tempo”, afirmou ele.

*Com supervisão da editoria.