Alagoas recebe novas doses de vacina e amplia público-alvo para a partir de 79 anos

A previsão da Sesau é de que os imunizantes já estarão disponíveis para os municípios alagoanos a partir de sexta-feira (26)

Vacinação contra a Covid-19

A previsão da Sesau é de que os imunizantes já estarão disponíveis para os municípios alagoanos a partir de sexta-feira (26)

A chegada em Alagoas nesta quarta-feira (24) de mais 37.400 doses de imunizantes contra a Covid-19 permitirá a ampliação da vacinação no Estado para os idosos a partir de 79 anos. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho (MDB).

A previsão da Sesau é de que os imunizantes já estarão disponíveis para os municípios alagoanos a partir de sexta-feira (26). São 24 mil doses da AstraZeneca/Oxford, importadas da Índia, e 13,4 mil da vacina do Instituto Butantan (CoronaVac), produzida no Brasil. Além de ampliar a vacinação para a faixa etária a partir de 79 anos, o governo continuará a imunização dos profissionais de saúde.

Durante entrevista coletiva nessa quarta-feira (24), Renan Filho afirmou que se houver imunizantes à venda, o Governo de Alagoas vai adquiri-los com recursos próprios do Tesouro Estadual. Segundo ele, o Estado já provisionou recursos para este fim.

Na terça-feira (23), a maioria dos ministros do STF decidiu que Estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19. A medida foi autorizada em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.

A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em até 72 horas para uso de imunizantes já aprovados por agências reguladoras de outros países.

Veja também: