De acordo com a NASA, a rocha espacial, oficialmente chamada de 231937 (2001 FO32), tem cerca de 0,8 a 1,7 quilômetros de diâmetro e chegará a 2 milhões de quilômetros da Terra em 21 de março. A proximidade e o tamanho são suficientes para o asteroide ser classificado como “potencialmente perigoso”, de acordo com um banco de dados publicado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.Leia Mais:

Ouviu um barulho estranho no céu? Entenda o fenômeno

3 maneiras maneiras de adaptar o corpo a situações extremas

Um asteroide é designado como “potencialmente perigoso” quando sua órbita se cruza com a da Terra a uma distância de não mais do que cerca de 7,5 milhões de km e é maior do que cerca de 140 metros de diâmetro.

Pequenos asteroides passam entre a Terra e a lua várias vezes por mês. E seus fragmentos entram e se quebram na atmosfera da Terra quase diariamente.

Nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo para a Terra nos próximos 100 anos. A maior ameaça conhecida atualmente é um asteroide chamado (410777) 2009 FD. Este asteroide tem uma chance de 1 em 714 (menos de 0,2%) de atingir a Terra em 2185, de acordo com o PDCO da NASA .

A NASA está estudando métodos de desviar asteroides que acabam em rota de colisão com a Terra. Um dos métodos é usar a gravidade de uma espaçonave voadora para puxar lentamente os asteroides de sua trajetória para uma distância segura, de acordo com o PDCO da NASA .

Se você tiver um telescópio com abertura de pelo menos 20 centímetros, poderá localizar a rocha espacial em movimento rápido, de acordo com a EarthSky.

O post Asteroide gigantesco vai passar perto da Terra em março aparece primeiro no Go Outside.