Em menos de um ano, Governo de Alagoas amplia em 159,13% o número de leitos de UTI para Covid-19

Alagoas conta um total de 482 leitos de UTI, sendo 296 vagas para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 e outros 186 leitos de UTI para outras patologias clínicas. Com a abertura desses novos leitos, a Sesau aumentou em 159,13% as vagas de UTI em Alagoas.

TNM/Agência Alagoas

Quando uma pessoa em estado grave de saúde está internada, existe a possibilidade de ela precisar ser transferida para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde terá um tratamento mais adequado. Os alagoanos que precisavam de uma vaga em uma UTI contavam com 186 leitos espalhados na rede hospitalar estadual. Em menos de um ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu 296 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Atualmente, Alagoas conta um total de 482 leitos de UTI, sendo 296 vagas para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 e outros 186 leitos de UTI para outras patologias clínicas. Com a abertura desses novos leitos, a Sesau aumentou em 159,13% as vagas de UTI em Alagoas.

Esses leitos de UTI, para o tratamento da Covid-19, estão distribuídos em Maceió, Arapiraca, Coruripe, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Porto Calvo, Penedo e Palmeira dos Índios.

De acordo com Alexandres Ayres, secretário de Estado da Saúde, todas as vagas de UTI existentes antes da pandemia do novo coronavírus foram estruturadas durante os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Conseguimos abrir e manter esses 296 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, garantindo, assim, um melhor atendimento, um tratamento humanizado para os casos graves, buscando sempre salvar a vida dos alagoanos”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde.

Entres os equipamentos de cada leito de UTI constam ventilador mecânico, bomba de infusão de medicamentos, oxímetro, monitor multiparamêtro e além de uma equipe especializada dando todo o suporte necessário para os pacientes.

Veja também: