O ranking das vacinas mais usadas no mundo

Pouco mais de um ano após o início da pandemia de coronavírus, 261 vacinas contra a Covid-19 estão em desenvolvimento
TNM/Por Giulia Vidale

A vacina da parceria Pfizer-BioNTech, primeira a relatar resultados positivos da fase 3, com 95% de eficácia, também está no topo do ranking das vacinas mais usadas no mundo, sendo aplicada em 68 países, segundo informações reunidas pelo The New York Times. Em segundo lugar, está o imunizante de Oxford-AstraZeneca (usado em 58 países), seguido da vacina da Moderna (29 países).

A vacina russa Sputnik V é utilizada em 18 nações e ocupa a quarta posição. Em seguida estão o imunizante da chinesa Sinopharm (17 países); a CoronaVac, da também chinesa Sinovac (12 países); a vacina da chinesa CanSino BIO (3 países); o imunizante da Janssen – único com apenas uma dose (2 países);  a indiana Covaxin, do laboratório Bharat Biotech (1 país); e a russa EpiVacCorona, do Instituto Vector Institute (1 país).

Das opções acima, duas estão em utilização no Brasil: a de Oxford-AstraZeneca, produzida e distribuída pela Fiocruz, e a CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan. Recentemente, o governo federal anunciou a compra de 20 milhões de doses da Covaxin. No entanto, o imunizante ainda não teve seu uso aprovado pela Anvisa.

O único país a utilizar a Covaxin até o momento é a Índia, visto que até esta semana não haviam resultados de eficácia. Na última quinta-feira, 4, a Bharat Biotech anunciou que resultados preliminares indicam uma eficácia de 80,6%.

O governo brasileiro ainda negocia a aquisição de 10 milhões de doses da Sputnik V e finalmente houve avanço nas negociações com outros três importantes fabricantes: Pfizer, Janssen e Moderna. Destas a vacina da Pfizer é a única liberada para uso no país. O imunizante recebeu o registro da Anvisa no dia 23 de fevereiro.

Neste domingo, 7, o Brasil atingiu 10.767.397 pessoas imunizadas. Destas, 2.664.248 completaram o esquema de vacinação após receberem as duas doses.

Confira os números da vacinação nos estados e no país atualizados até as 18h deste domingo, 7:

Veja também: