Humberto Martins é cotado para vaga de Marco Aurélio Mello no STF

Humberto Martins, presidente do SJO alagoano Humberto Martins, atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é um dos nomes cotados para assumir a vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com a jornalista Mônica Bergamo, colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo jornalista Mônica Bergamo, nome do alagoano tem apoio do ministro Kassio Nunes Marques

De acordo com Mônica Bergamo, o presidente teria dito a interlocutores que a chance de não indicar nenhum dos nomes que aparecem nas listas de candidatos beira os 10%. O presidente mantém o mistério sobre quem indicará para a vaga de Marco Aurélio Mello, que vai se aposentar em julho.

A jornalista afirma que a leitura de algumas pessoas é que ele já sinaliza que pode, sim, surpreender —como quando indicou Kassio Nunes Marques para a Corte. Ele nunca tinha entrado para valer em lista de ministeriáveis supremos.

Nunes Marques tem votado alinhado aos interesses do Palácio do Planalto, e há uma expectativa de que tenha influência na indicação. A eventual escolha de Martins abriria uma vaga no STJ que poderia também acomodar correntes do Judiciário.

Religiosos têm dito que preferem o advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga. Além de “terrivelmente”, ele é também pastor evangélico —e tem apoio de ministros do STF.

Veja também: