Em nota, a Prefeitura de Maceió disse que não haverá vacinação hoje. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que aguarda o repasse do saldo necessário para retomar a vacinação da segunda dose.

Segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), 85 municípios com aprazamento de 28 dias vencidos ou a vencer até o último dia 3 receberam 22.500 doses entre o dia 30 de abril e 4 de maio.

Vale ressaltar que a quantidade de doses recebida do MS até agora contempla 1/3 das necessidades das doses que os municípios precisam para contemplar os esquemas da D2. As próximas doses chegarão provavelmente sábado e, a partir de então, Cosems/Al e Sesau definirão quanto será distribuído para cada município

“Vale ressaltar que os 17 municípios que não receberam ainda têm aprazamento de 28 dias a vencer entre até o dia 10 de maio”, destacou o presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, acrescentando que atualmente a carência para que os alagoanos fechem o esquema vacinal com a segunda dose é de 29.220 doses, já que a necessidade até o começo de abril era de 35.220 doses e na última sexta-feira recebemos 6 mil”, explicou.

De acordo com ele, a população que não recebeu ainda a segunda dose não precisa se preocupar porque elas estão sendo liberadas pelo MS e sendo distribuídas, seguindo critério de aprazamento da primeira dose tomada e que não haverá prejuízo quanto à imunização, uma vez que há respaldo da própria bula da vacina.

“O Estado está distribuindo aos poucos as D2 de forma equânime para todos os municípios conforme o aprazamento dos 28 dias. Os que estão esperando é porque não venceu o prazo dos 28 dias para administração das D2, de acordo com a data de retirada das D1 nas centrais de imunização”, concluiu Rodrigo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que está aguardando o envio de nova remessa do imunizante CoronaVac por parte do Ministério da Saúde (MS), para dar continuidade à distribuição das vacinas junto aos municípios alagoanos.

A Sesau reforça, ainda, que até o final de abril e início de maio, distribuiu para os municípios alagoanos 34.210 doses do imunizante para aplicação da segunda dose, conforme a demanda apresentada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). A distribuição consta em Nota Informativa 28/2021, de 04 de maio deste ano.