Maceió se prepara para o melhor Verão dos últimos anos

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, avalia que este crescimento na procura pelo destino Maceió deve-se ao empenho de todos os segmentos do turismo e da Prefeitura de Maceió, que têm direcionado todos os esforços na imunização e em melhorias na infraestrutura da cidade.

A previsão da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) é ocupação hoteleira acima de 80%, em média

Mais voos estão previstos para a capital e uma rede hoteleira operando na sua totalidade

Maceió está nos retoques finais para aquela que promete ser a melhor temporada de verão dos últimos anos. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o consequente controle da pandemia, a capital se prepara para receber um grande fluxo de visitantes até março do ano que vem, pelo menos. A previsão da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) é ocupação hoteleira acima de 80%, em média, neste período.

Algumas estratégias adotadas desde o começo da gestão do prefeito JHC tem escancarado portas para o turismo e garantido que o município seja o destino preferido dos brasileiros – e dos estrangeiros – nesta alta temporada que se avizinha. Os sinais de que as ações estão surtindo o efeito desejado já puderam ser vistos no feriadão da Padroeira do Brasil, com quase nenhum quarto de hotel disponível por aqui.

Patrícia Mourão: Maceió continuará sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil | TribunaHoje.com

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, avalia que este crescimento na procura pelo destino Maceió deve-se ao empenho de todos os segmentos do turismo e da Prefeitura de Maceió, que têm direcionado todos os esforços na imunização e em melhorias na infraestrutura da cidade.

Ela cita, como exemplo, o fato de a atual administração ser empenhada em criar diretrizes para a retomada das atividades econômicas em um cenário de queda no número de casos de infecção pelo coronavírus, provocada pelo trabalho eficiente de imunização da população.

“A vacinação segue a passos largos e permite que Maceió seja um destino seguro. Boa parcela da população está imunizada e isto garante mais proteção de todos, deixando os turistas mais à vontade para curtir as nossas belezas. Os visitantes estão priorizando os destinos em que há mais atividades ao ar livre e isto eles podem encontrar por aqui, com as nossas praias”, destacou a gestora.

Mourão acrescenta que o prefeito JHC também tem avançado na requalificação da orla marítima, com a entrega de banheiros públicos, organização dos espaços esportivos e melhorias na infraestrutura dos equipamentos de lazer e de passeios. “Ou seja, estamos preparando a nossa sala de estar para referendar esta retomada segura das atividades econômicas”, frisa.

Além das ações da gestão, o segmento turístico, com o apoio da Prefeitura de Maceió, mantém o propósito de continuar estimulando o destino nas principais plataformas de vendas de pacotes turísticos. O resultado, conforme avaliação da secretária de Turismo, está sendo formidável e acima das expectativas, diante da incerteza de todos por conta da pandemia.

“Neste feriado, nos aproximamos de 100% de ocupação hoteleira e continuaremos neste patamar ao longo do fim de semana e nos próximos dias. No Natal e no Réveillon, a expectativa é a melhor possível”, destacou. Para ela, este cenário positivo pode ter sequência no primeiro trimestre de 2022, por causa das férias escolares, do verão e do Carnaval, fatores que, combinados, impulsionam o fluxo de visitantes.

Percebendo – e vivenciando – esta alta procura a Azul Linhas Aéreas aumentou a quantidade de voos para a capital alagoana. O prefeito JHC esteve na companhia e assegurou que agora são 14 voos para Maceió. “Turismo é geração de emprego, desenvolvimento e mais oportunidades”, resumiu JHC.

As belezas de Maceió encantam turistas do Brasil e do mundo – Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

Eventos para a alta temporada

Além das boas energias que pairam sobre o setor turístico, quem escolher o destino Maceió não vai ficar parado um só segundo. É que a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) tem um pacote de eventos para a alta temporada. Até agora, foram lançados 14 editais com credenciamento de artistas para apresentações ao longo do período. Mais cinco seleções estão previstas até o mês de dezembro. Deste quantitativo, são nove convênios federais e cerca de R$ 2,5 milhões em recursos que vão incrementar o segmento cultural, tão prejudicado durante o isolamento social.

“Estamos optando por credenciar os artistas e, assim, criando bancos de artistas pré-habilitados. Isto vai agilizar a contratação para os eventos que vamos promover neste ano e em 2022. E vai permitir a movimentação de outras pastas, dando um passo mais firme e forte nesta retomada”, evidencia Mírian Monte, diretora-presidente da FMAC.

Para encerrar 2021 com chave de ouro, o maceioense e os turistas que aqui estiverem poderão curtir os festejos do aniversário de Maceió logo no começo de dezembro, com apresentações musicais e de grupos de cultura na orla e no Benedito Bentes. Está prevista, ainda, a Festa das Águas, para reverenciar a cultura afro; a Festa do Bumba-Meu-Boi; o Cortejo de Natal; O Natal dos Folguedos; o Réveillon com festas espalhadas em sete pontos da cidade.

Veja também: