Lula, Bolsonaro, Unicórnio e Capitão América: polarização pra vender

Lula e Bolsonaro preferem ter como adversário, no eventual segundo turno, um ao outro, e vice-versa. Essa é uma das ideias mais repetidas sobre as eleições de 2022
Toalhas à venda na chegada a Piranhas

Toalhas à venda na chegada a Piranhas / Foto: Paula Góes
Lula e Bolsonaro preferem ter como adversário, no eventual segundo turno, um ao outro, e vice-versa. Essa é uma das ideias mais repetidas sobre as eleições de 2022. Desde que o primeiro resenhista pensou em escrever sobre a disputa do ano que vem, não se fala de outra coisa. Da Globonews à CNN, de Merval Pereira a Renata Agostini, a tara é igualar Lula e Bolsonaro, resumindo tudo numa equação que me parece rasteira.
TNM/Blog do Celio Gomes

A ideia da preferência mútua entre o petista e o capitão da tortura rivaliza em audiência com a minissérie Terceira Via. Os capítulos se arrastam, num vaivém de cenas, diálogos e falsas novidades. E ainda estamos na primeira temporada da história. Pensando bem, essas duas teses acabam por se complementar. Iguais, Lula e Bolsonaro devem ser descartados em nome de uma alternativa redentora.

É o que está em muitas esquinas da imprensa brasileira. É o que almeja boa parte do “mercado” e da “elite” brucutu. Além dos adversários óbvios, parece que agentes da velha esquerda também enxergam paisagem semelhante. O tema dá uma maratona de debates. Mas este não é o assunto aqui e agora.

Na verdade, o texto que você está lendo se impôs por causa da imagem acima. A foto foi feita na manhã desta quinta-feira 04 de novembro, na chegada ao município de Piranhas, ainda na rodovia, no trevo que segue para a Chesf. Olha aí o Brasil “polarizado”! Ou seria o contrário? Foi o que tentei descobrir no local, um centro de artesanato.

As toalhas com as imagens de Lula e Bolsonaro, ladeados por um unicórnio e pelo Capitão América, estariam aí com alguma mensagem sobre o “Brasil profundo”? Não sei. Outros articulistas talvez interpretem o quadro como a reafirmação da Grande Crise, deflagrada nas passeatas de junho de 2013. Chutes e especulações fazem parte dos direitos naturais do comentarista.

Uma senhora que trabalha no local onde as toalhas estão à venda me disse que as peças não fazem parte da produção de artesanato. É um penetra que expõe ali para pegar carona na visibilidade que o espaço tem. O cara não estava no momento em que fizemos o registro.

Sim, ainda parece provável que, em 2022, tenhamos de escolher entre Lula e Bolsonaro. É um cenário possível. Mas eles estão longe da igualdade, seja em que aspecto for. Lula é a civilização; Jair Messias é o atraso, o esgoto moral e a barbárie.

A imagem de ambos, com um super-herói e um ser do mundo das fábulas e dos mitos, ali no meio do Sertão, é uma metáfora do tempo. De qualquer tempo. Uma fotografia do Brasil inexplicável. Claro que no local ninguém está ligando pra essa viagem. É tudo comércio. Por uns 20 reais, você pega a sua toalha e já sai enrolado debaixo do sol. Sem briga nem nada.

Veja também: