Em carta ao blog, Tutmés Airan explica desistência de ser vice de Paulo Dantas

Vice presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan de Albuquerque
Vice presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan de Albuquerque / TJ/AL

O blog recebeu do desembargador Tutmés Airan a carta que publicamos, na íntegra, abaixo:  

TNM/Por Ricardo Mota

Caro Ricardo Mota,

Escrevo-lhe para comunicar a minha decisão de seguir na missão a mim tributada pelo voto dos advogados e advogadas alagoanas, avalizada pelo Tribunal de Justiça e confiada pelo Governador do Estado de Alagoas à época, Teotônio Vilela Filho.

Não há nessa decisão nenhuma repulsa a uma das mais nobres atividades humana, a política. Escolhi, desde cedo,na riqueza das abordagens filosóficas sobre os sentidos e os significados da política, da antiguidade à modernidade, uma, dentre todas, que conquistou a minha mente e coração. 

Refiro-me a abordagem do filósofo e educador brasileiro Rubem Alves, o homem que gostava de ipês-amarelos. Em um texto magistral, intitulado “Sobre Política e Jardinagem”, ele compara a política com a arte da jardinagem. A partir de uma revisitação da etimologia da palavra política, que deriva de polis, cidade, lugar que para os gregos era um espaço seguro e harmonioso, onde os seres humanos podiam se dedicar à busca da felicidade, Rubem Alves resgata a dignidade da política e, de modo poético, chama a atenção para imprescindibilidade dela.

Dito isto, objetivamente, refleti profundamente sobre o convite para ser candidato a Vice-governador, por duas razões fundamentais, que me conduziram a um dilema, que povoaram meus pensamentos por dias e noites:

Por um lado, a possibilidade de, como Vice-governador, exercitar a arte da jardinagem, a razão última da atividade política, que é assegurar a todas as pessoas as condições dignas para a efetivação do direito comum a todos os humanos, o direito à felicidade. 

Por outro, o fato de, como Desembargador, poder seguir na busca permanente para realização do objetivo primordial do Poder Judiciário de salvaguarda dos direitos humanos, especialmente dos grupos vulneráveis, dos desvalidos.

Todavia, diante da impossibilidade do meu nome unir um amplo leque de forças políticas e ainda da necessidade da interrupção da minha missão no judiciário, resolvi declinar do convite.

Por derradeiro, mas não menos importante, expresso os meus agradecimentos as muitas manifestações de apoio, carinho e aconselhamento que recebi nos últimos dias. De igual modo e muito especialmente, agradeço o convite honroso dos Deputados Marcel Vitor e Paulo Dantas.

Essas manifestações de profunda amizade e carinho dão total razão aos versos do poeta Mario Quintana: “A amizade é um amor que nunca morre”. 

Maceió, 24 de março de 2022.

Lei Maria da Penha foi um avanço na luta contra a violência doméstica',  destaca Tutmés Airan - Correio dos Municípios - Alagoas

Tutmés Airan de Albuquerque Melo

Veja também: