O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça pedindo que o Ministério da Defesa remova nota publicada de enaltecimento do golpe militar, que completou 58 anos, na quinta-feira, 31. O texto é assinado pelo general Braga Netto, ministro da Defesa, e por comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. O golpe, segundo os miliares, resultou “no fortalecimento da democracia”.O golpe militar de 64 contado em 35 imagens - Época
É fato, porém, que a ditadura militar foi o período mais sombrio da história brasileira. Em nome da ordem e do progresso, foram cometidos crimes contra a humanidade, como prisões, torturas e assassinatos. De acordo com o relatório final da Comissão Nacional da Verdade – sempre questionado pelo presidente Jair Bolsonaro –, 434 pessoas morreram ou desapareceram na ditadura. Isso sem contar as perseguições políticas, cassações e a privação da liberdade de expressão, que aterrorizaram tantas famílias brasileiras.

A nota em questão diz ainda que a ditadura deixou um “legado de paz, de liberdade e de democracia”. Por não ser a primeira vez que o governo Bolsonaro se manifesta à favor da ditadura, o MPF reforçou o pedido realizado em fevereiro para que a União deixe de fazer publicações de celebrações do golpe militar.