Diretor da CIA disse ao governo Bolsonaro para não mexer com eleição no Brasil, afirma Reuters

Em Brasília no ano passado altos funcionários do governo de Jair Bolsonaro disseram que o presidente deveria parar de lançar dúvidas sobre o sistema de votação brasileiro antes das eleições de outubro, revelaram fontes americanas ouvidas pela Reuters.
EstadãoOu fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições', diz Bolsonaro  em nova ameaça - 08/07/2021 - Poder - Folha

Estadão
O diretor da CIA, William J. Burns (direita), deixa o Palácio do Planalto acompanhado pelo embaixador Todd Chapman após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Augusto Heleno em julho de 2021. Foto: Dida Sampaio/Estadão Foto: Dida Sampaio/ Estadão
© Fornecido por Estadão
REUTERS – O diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), William J. Burns, esteve em Brasília no ano passado e disse a altos funcionários do governo de Jair Bolsonaro que o presidente deveria parar de lançar dúvidas sobre o sistema de votação brasileiro antes das eleições de outubro, revelaram fontes americanas ouvidas pela Reuters.
TNM/Por Gabriel Stargardter e Matt Spetalnick

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas? Assine o Estadão aqui!

Os comentários anteriormente não relatados pelo diretor da CIA teriam sido feitos em uma reunião a portas fechadas em julho, na capital federal, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto, que falaram com a Reuters sob condição de anonimato. Burns foi, e continua sendo, o mais alto funcionário dos EUA a se reunir com o governo de Bolsonaro em solo brasileiro desde a eleição do presidente Joe Biden.

Bolsonaro, Moro e Doria são os candidatos mais rejeitados pelos eleitores  brasileiros - CartaCapital

De acordo com as fontes ouvidas pela agência, Burns chegou a Brasília seis meses após o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio. Na época do ataque, Bolsonaro chegou a reproduzir algumas das alegações do ex-presidente americano Donald Trump sobre o resultado das eleições americanas, e passou a aventar a possibilidade de fraude eleitoral no Brasil, sem apresentar provas.

O diretor da CIA, William J. Burns (direita), deixa o Palácio do Planalto acompanhado pelo embaixador Todd Chapman após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Augusto Heleno em julho de 2021. Foto: Dida Sampaio/Estadão Foto: Dida Sampaio/ Estadão

Durante a viagem, o diretor da CIA se encontrou com o presidente brasileiro, com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e com o então diretor da Abin, Alexandre Ramagem, disseram as fontes.

Veja também: