TNM/Por João Urtiga

 

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas determinou nesta quarta-feira, 11, a extinção da ação penal que tornava o ex-delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, réu no processo sobre o assassinato do advogado mineiro Nudson Haley Mares de Freitas, em 2009. 

Cerqueira havia sido indiciado pela Polícia Federal pelo crime de homicídio que tinha como verdadeiro alvo o juiz Marcelo Tadeu, hoje aposentado. A situação resultou no seu pedido de afastamento do cargo de delegado-geral da PC/AL, no ano passado. O juiz Marcelo Tadeu afirma ter sido ele o alvo do atentado e acusa o delegado alagoano de prejudicar as investigações sobre o crime.

Em setembro do ano passado, Cerqueira se tornou réu no processo. Na oportunidade, a juíza Luana Cavalcante de Freitas, da 9ª Vara Criminal da Capital, afirmou em sua decisão que, embora o Ministério Público descreva, em tese, qual foi a participação do denunciado, não consegue esclarecer a sua motivação, não descreve o meio cruel empregado, nem a associação criminosa.