Na manhã desta quinta, mais de cem grupos organizados já haviam chegado ao Santuário de Fátima para acompanhar as missas e eventos do dia, de acordo com a agência Lusa. É esperada a passagem de milhares de peregrinos pelo santuário até sexta-feira (13).

A peregrinação deste ano marca o retorno, sem restrições sanitárias, das celebrações à primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, segundo a crença católica. Em 2020, a comemoração do 13 de maio foi realizada sem fiéis no Santuário por conta da pandemia de Covid-19. No ano passado, foram apenas 7.500 lugares disponíveis.

Neste ano, a expectativa é de que o centro religioso volte a receber a mesma onda de turistas de anos anteriores. Em 2019, o santuário acolheu 6,3 milhões de visitantes ao longo do ano.

Nesta quinta, milhares de pessoas caminhavam pelas rotas que levam ao santuário vindas do norte do país, do sul e de Nazaré. Os peregrinos, que vêm de todo o mundo, fazem jornadas que podem levar até 17 dias de caminhada no território português.

No meio do caminho, voluntários oferecem água, lanche e massagem. A quantidade de pessoas surpreendeu os assistentes, que esperavam um afluxo menor de peregrinos após dois anos de parada.

“A verdade é que não esperávamos tanta gente”, admite Augusto Pinto Osório, chefe de um dos postos de acolhida, em entrevista ao jornal português Diário de Notícias.

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima em Portugal | Mundo | G1

O Santuário reforçou o número de grupos de voluntários para recepcionar os fieis em sua chegada ao local, onde os peregrinos poderão assistir a missas e celebrações de adoração a Fátima ao longo de dois dias.