Squad, o carro elétrico que pode rodar com energia solar e dispensa habilitação

A empresa holandesa Squad Mobility está lançando o seu veículo urbano elétrico com painel solar instalado no teto, o Squad (Solar Quad, ou quadriciclo solar).
IstoÉ DinheiroIstoÉ Dinheiro

Squad

© Fornecido por IstoÉ Dinheiro Squad
A empresa holandesa Squad Mobility está lançando o seu veículo urbano elétrico com painel solar instalado no teto, o Squad (Solar Quad, ou quadriciclo solar).
TNM/Por Rodrigo Favoretto

Com capacidade para dois ocupantes, o Squad foi criado para rodar nos centros urbanos. Com seu tamanho reduzido, é fácil de estacionar como uma moto e dispensa a carteira de habilitação pela leis europeias. Apesar de pequeno, é possível carregar pequenas compras e até mesmo um carrinho de bebê.

+ Exposição tem Maverick como destaque, além de outros clássicos

Seu diferencial, o painel solar que fica no teto, garante energia para rodar por cerca de 20 km, distância superior aos 12km que o usuário desse tipo de veículo costuma dirigir na Europa.

O veículo conta com painel de instrumentos digital, aquecedor e ar-condicionado, base para celular, que se torna uma espécie de multimídia. Seu motor de 5 cavalos de potência levam o quadriciclo a atingir a velocidade máxima de 45 km/h.

Video: Volvo inicia instalações de rede de carregamento para veículos elétricos no Brasil (Dailymotion)

De olho no compartilhamento

A Squad não esconde que um dos objetivos com seu veículo é atingir o mercado de compartilhamento de veículos, como explica o CEO da empresa, Robert Hoevers.

“As cidades estão procurando soluções de mobilidade de emissão zero e ocupando pouco espaço. Conseguimos ambos. Um consumo de energia per capita inferior ao do transporte público e um impacto espacial comparável a uma bicicleta. E tudo isso, oferecendo a flexibilidade do transporte pessoal e o conforto de um carro”, disse o executivo em nota.

Veja também: