O ex-presidente Lula manteve a vantagem de nove pontos percentuais sobre Bolsonaro no primeiro turno da pesquisa Exame/Ideia Montagem: Reprodução/Lula – Agência Brasil/Tânia Rego

De acordo com a mais recente pesquisa eleitoral promovida pela Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de votos para a eleição presidencial, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 36%.

Esta foi a primeira pesquisa do instituto sem a presença de João Doria (PSDB), que desistiu de sua candidatura há cerca de um mês, e com isso tanto Lula como Bolsonaro ganharam quatro pontos percentuais neste último levantamento.

Este cenário é referente ao primeiro turno das eleições e numa pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Veja como ficou:

Lula – 45%

Bolsonaro – 36%

Vídeo relacionado: Se o Lula for, eu vou com ele, diz Bolsonaro sobre debates

Ciro Gomes – 7%

Simone Tebet – 3%

André Janones – 1%

Luiz Felipe d’Ávila – 0,5%

Pablo Marçal – 0,5%

Vera Lúcia – 0,3%

Sofia Manzano – 0,1%

Leonardo Péricles – 0,1%

Luciano Bivar – 0,1%

Ninguém/Branco/Nulo – 3%

Não sabem – 4%

Segundo turno

No segundo turno, mais uma vez Lula e Bolsonaro melhoraram seu desempenho em relação a última pesquisa, desta vez em dois pontos percentuais. A diferença de sete pontos percentuais entre eles registrada no levantamento anterior foi mantida agora em junho. Dessa maneira, Lula ficou com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro teve 41%.

Foram ouvidas 1.500 pessoas pelo telefone entre os dias 17 e 22  de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022 e sua margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.