12 jan, 2020
Rio de Janeiro registra 54,8ºC de sensação térmica neste sábado

Brasil

Por volta das 11h, a sensação térmica chegava a quase 50°C em bairros como Jardim Botânico, Santa Cruz e Guaratiba COMENTE
Por G1 | Portal Gazetaweb.com

Rio de Janeiro registra 54,8°C de sensação térmica neste sábado
FOTO: João Navega/ Arquivo Pessoal

Austrália ordena retirada de pessoas de cidades antes de onda de calor
A cidade do Rio de Janeiro registrou 54,8ºC de sensação térmica às 14h15 neste sábado (11), na estação Guaratiba, na Zona Oeste, segundo o sistema Alerta Rio da prefeitura. A previsão indica ainda chuva com raios e trovoadas no final da tarde.

Por volta das 11h45, a sensação térmica já chegava a quase 50°C em bairros como Jardim Botânico, Santa Cruz e Guaratiba. Por volta das 13h, a estação de Santa Cruz registrou 52,7°C.Veja abaixo os índices registrados. A previsão é de calor ao longo do fim de semana.

Índices de sensação térmica em vários outros pontos da cidade:
Irajá – 42,9ºC
Jardim Botânico – 48,3ºC
Barra da Tijuca – 43,6ºC
Guaratiba – 49,3ºC
Santa Cruz – 48,5ºC
Alto da Boa Vista – 41,5ºC
São Cristovão – 41ºC

Desde quarta (8), o Rio registra recordes de calor. O dia mais quente do verão foi na terça-feira (7) com máxima de 37,4°C na Vila Militar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
sexta-feira (10) – 48,6°C – na estação de Irajá, às 12h45;

quinta-feira (9) – 48,2°C -na estação de Irajá, às 13h15;
quarta-feira (8) – 47°C – na estação Irajá, às 11h.

Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva a um conceito muito comum no verão: a sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros.

O conceito e a expressão sensação térmica começaram a se popularizar após a Segunda Guerra Mundial, quando as tropas alemãs foram derrotadas numa tentativa de invasão à Rússia, durante o seu inverno rigoroso, também conhecido como “General Inverno”, o mesmo que já havia ajudado a bater Napoleão Bonaparte, em 1812.

Depois do fim do conflito mundial, em 1945, o exército americano criou um índice de avaliação do frio relacionado à velocidade do vento. Esse índice popularizou-se e passou a ser divulgado juntamente com as temperaturas.

No Brasil e em outros países quentes, a sensação térmica está relacionada com a umidade relativa do ar e não com o vento, embora esse último possa diminuí-la também.
Previsão do tempo

De acordo com o Climatempo, o dia será de calor e sol muito forte não só no Rio como em toda a Região Metropolitana. A temperatura sobe ao longo do dia. O calorão todo e a presença de umidade no ar favorece o crescimento de nuvens carregadas, há previsão para pancadas de chuva entre a tarde e a noite, pontualmente pode chover forte com raios e ventania.

No domingo (12), o dia também deve ser ensolarado e quente em todo o Estado do Rio de Janeiro. A temperatura máxima deve chegar aos 36ºC e a sensação térmica deve novamente chegar aos 40ºC. Há condições para pancadas de chuva forte entre a tarde e a noite.

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>