Em reunião nesta quarta, Governo vai decidir se endurece regras de isolamento

Alagoas volta a registrar queda da taxa de isolamento social


COVID-19
Governo vai decidir se endurece isolamento em Alagoas
FOTO: Divulgação

CASOS EM ALAGOAS
Casos Confirmados:
2.580
Óbitos:
150
Casos Suspeitos:
1.334
Casos Recuperados:
1.446
DATA DE ATUALIZAÇÃO DO BOLETIM: 12/05/2020
Mais notícias aqui.
Em reunião nesta quarta, Governo vai decidir se endurece regras de isolamento

TNM/Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com

Possibilidade de decretação de ‘lockdown’ em Alagoas não está descartada, segundo o Estado

MATÉRIAS RELACIONADAS

Alagoas volta a registrar queda da taxa de isolamento social
Com ocupação de quase 80% dos leitos disponíveis de UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] e de 60% dos leitos clínicos, o Governo de Alagoas pode definir, ainda nesta quarta-feira (13), se endurece ainda mais as medidas de isolamento social para conter o avanço do coronavírus.

Uma reunião técnica e considerada decisiva, marcada para o começo da tarde, vai servir de parâmetro para novas decisões a serem tomadas, dentre elas o bloqueio total (lockdown).

O boletim mais atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na noite dessa terça-feira (12), mostrou que, dos 155 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, 120 estão ocupados (77% de ocupação).

Os dados também revelaram que 191 pacientes estão internados em leitos clínicos (são 319 disponíveis, ou seja, mais da metade está ocupado).

No começo desta semana, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, o Hospital do Coração e o Hospital Memorial Arthur Ramos informaram que estavam trabalhando no limite da capacidade de lotação de leitos, sendo inviabilizadas novas internações na UTI.

Alagoas tem 2.580 casos confirmados de coronavírus, sendo 17 desses residentes em outros estados (DF, PE, RJ, SP, BA e SC). Do total, 1.446 pessoas finalizaram o período de isolamento social e, como não apresentam mais sintomas, estão recuperadas. Até essa terça, 150 óbitos relacionados à doença tinham sido registrados. Outros 1.334 casos estão em investigação.

Em transmissão feita nas redes sociais, durante a manhã, o governador Renan Filho (MDB) foi questionado sobre novas medidas de enfrentamento à Covid-19 e, mais uma vez, não descartou a possibilidade de decidir por implantar ações mais rígidas no Estado, a exemplo do lockdown, que já está em execução em algumas capitais do País.
“Tenho uma reunião a partir das 14h com o secretário estadual de Saúde para avaliar a curva de contágio em Alagoas. Neste encontro, vou ouvir a opinião dos médicos e dos demais integrantes do corpo técnico de saúde para tomar uma decisão.

Vamos avaliar, conjuntamente, se devemos endurecer ainda mais as medidas”, comentou.
Ele disse que, para decretar um lockdown em Alagoas, terá que avaliar os efeitos desta medida em outros estados e considerar a análise dos profissionais de saúde, além da velocidade do contágio e a consequente ocupação dos leitos.

Na live, Renan Filho voltou a considerar a entrega do Hospital Metropolitano, marcada para a próxima sexta-feira (15), como uma antecipação das obras. Na verdade, o prazo inicial para inauguração da unidade era o fim de 2018. Segundo ele, o hospital não será de portas abertas, mas atenderá os casos encaminhados pelos postos de saúde e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento].

 

Veja também: