Empresa dos EUA tem resultado positivo em vacina contra Covid

Primeiros testes mostraram que pacientes geraram anticorpos

Mundo
Laboratório anuncia que vacina contra Covid-19 pode ficar pronta ...
Primeiros testes mostraram que pacientes geraram anticorpos

A empresa norte-americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) que os resultados da primeira fase de testes de uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram “positivos”.
Segundo comunicado, a mRNA-1273 conseguiu fazer com que oito das primeiras 45 pessoas que receberam a imunização desenvolvessem anticorpos similares àqueles que contraíram a Covid-19 e se curaram da doença – tendo o melhor resultado do teste.

O grupo de voluntários, que tinha entre 18 e 55 anos, foi dividido em três, recebendo dosagens diferentes da vacina: 25 microgramas, 100 microgramas e 250 microgramas. Todos receberam duas doses da imunização.

Os 15 que receberam a dosagem mais baixa apresentaram anticorpos contra a Covid-19, mas nos oito casos de mais sucesso, o vírus foi neutralizado. As 10 cobaias que receberam os 100 microgramas apresentaram anticorpos que “superaram os níveis vistos no soro dos recuperados”.

No entanto, nos demais que receberam a maior dosagem da vacina, três apresentaram efeitos colaterais “severos”, mas que não correm risco de morrer. “Todos os eventos adversos foram transitórios e foram resolvidos por si só”, diz a Moderna em nota, sem especificar quais foram os problemas encontrados.

Ainda conforme a indústria, a vacina “é segura e bem tolerada de maneira geral” por todos os 45 testados, que após serem imunizados, foram colocados em contato com o novo coronavírus. A “fase dois” de testes da mRNA-1273 já está em andamento, dessa vez com cerca de 600 voluntários, incluindo pessoas com mais de 55 anos.

Os pesquisadores esperam que possam começar a “fase três” dos testes, que podem ser determinantes para a produção em larga escala da vacina, já no mês de julho.

Assista a seus filmes e séries sem legenda!
Aprenda inglês online com professores nativos e em um curso que se adapta a você. Assine já e comece os estudos!

saiba mais
A exemplo de Bolsonaro, Maduro defende uso da cloroquina
Pandemia ressalta importância de dizer a verdade, diz Nobel de Medicina
Trump mobiliza militares dos EUA para distribuir vacina do coronavírus
Até agora não houve aumento do coronavírus em locais que reabriram, dizem EUA
Mais de 100 mexicanos morrem por álcool contaminado em meio à escassez de cerveja

Veja também: