Itália e Espanha registram menor número diário de mortes em mais de 2 meses

Autoridades de saúde da Itália confirmaram 145 mortes nas últimas 24 horas no país neste domingo (17). É o menor aumento diário que o país tem no número de mortos desde o dia 4 de março. No total, mais de 31.900 pessoas já morreram na Itália.

Mundo

A Espanha registrou o menor índice de mortes diárias por Covid-19 desde 16 de março
FOTO: Vincent West/Reuters

Países adotaram lockdown e agora começam a relaxar medidas. América Latina e Caribe chegaram a 500 mil casos confirmados de Covid-19

TNM/Por Da Redação, com agência | Portal Gazetaweb.com

Autoridades de saúde da Itália confirmaram 145 mortes nas últimas 24 horas no país neste domingo (17). É o menor aumento diário que o país tem no número de mortos desde o dia 4 de março. No total, mais de 31.900 pessoas já morreram na Itália.

Foram 675 novos casos registrados, elevando o total para 225.435 no país, que foi um dos mais atingidos na Europa. Segundo dados da Defesa Civil italiana, atualmente estão internados 10.311 pacientes, sendo 762 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Nesta segunda-feira (18), o país terá a abertura de lojas e do comércio. Academias, piscinas, centros esportivos serão reabertos em 25 de maio, enquanto teatros e cinemas poderão reabrir a partir de 15 de junho.

A América Latina e o Caribe registraram mais de 500 mil de casos da Covid-19 neste domingo (17), segundo balanço da agência de notícias France Presse feito com dados oficiais. O Brasil é o país mais afetado, com quase metade dessas infecções provocadas pelo novo coronavírus. A doença já matou mais de 28,4 mil pessoas nessa região.

A Espanha registrou o menor índice de mortes diárias por Covid-19 desde 16 de março. Foram registradas nas últimas 24 horas 87 óbitos, fazendo com que o número total de mortes pelo novo coronavírus supere a marca de 27,6 mil.

O número de mortes diárias por coronavírus no Reino Unido também foi o mais baixo desde 24 de março, com 170 mortes registradas. O índice mostra uma queda acentuada em relação ao aumento de 468 mortes registrado 24 horas antes. No entanto, as autoridades de saúde da Inglaterra disseram que seu Sistema de Notificação de Paciente Covid não operou por um tempo no sábado, o que pode ter refletido no número de mortes relatadas neste domingo.

A Rússia registrou menos de 10 mil novos casos de pessoas infectadas com coronavírus, pela terceira vez nesta semana. Porém, estabelecer uma curva descendente da pandemia com os números flutuantes de maio ainda é considerado prematuro. O país tem o segundo maior número de infectados no mundo, com 281.752. Críticos do governo consideram, porém, que há subnotificação de mortes, que já passam de 2,6 mil.

Na China, houve o registro de cinco novos casos ? número menor do que os oito contabilizados no dia anterior. A Comissão Nacional de Saúde (NHC) informou que três dos cinco novos casos ocorreram por transmissão local, o que coloca o país em alerta para uma segunda onda de transmissão do coronavírus. Desde sexta-feira (15), mais de 8 mil pessoas foram colocadas em quarentena.

A Índia estendeu o confinamento pela pandemia de coronavírus até o final de maio, mas com possíveis flexibilizações para “facilitar as atividades econômicas”, anunciou o Ministério do Interior em comunicado.

O confinamento, que afeta a 1,3 bilhão de pessoas, é o maior do mundo e está em vigor desde o fim de março. Escolas, locais de culto, centros comerciais, cinemas e academias permanecerão fechados, afirmou o ministério. Grandes reuniões também continuam proibidas. Os serviços de metrô nas cidades e os voos nacionais e internacionais também permanecem suspensos, acrescentou.

A França registrou 483 óbitos nas últimas 24 horas, chegando a mais de 28 mil no total, informou o Ministério da Saúde francês. O aumento é o mais significativo das últimas semanas e se deve, basicamente, aos falecimentos nos lares para idosos em outras instituições que prestam atendimento médico-social, que são 429 das novas mortes registradas, contra 54 nos hospitais.

Apesar do aumento no número de mortes, as internações e entradas na UTI continuam a baixar no país. No sábado, a França havia registrado menos de 100 mortes.

A África do Sul registrou 1160 novas infecções por coronavírus, o maior número diário desde o primeiro caso registrado em março. O número total de casos confirmados de Covid-19 no pais é de 15.515, com 1.160 novos casos identificados nas últimas 24 horas, segundo o comunicado do ministério.

Em Madagascar, na África, houve o primeiro registro de morte por Covid-19 neste domingo (17). A vítima foi um médico de 57 anos que sofria de diabetes e pressão alta.

 

Veja também: